Exmo Sr Dr.
Ophir Cavalcante
M.D. Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
SAS Quadra 5 – Lote 1 – Bloco M –
Brasília – DF
CEP: 70070-939
Em 3 de Dezembro de 2009 enviamos ao seu antecessor, Ilmo. Sr. Dr. Raimundo Cezar Britto Aragão, uma carta aberta que iniciávamos com os seguintes dizeres:
“Sr Presidente, até aonde iremos chegar? Haverá um fundo de poço onde todos nós brasileiros ainda tenhamos que chegar assistindo escândalos e escândalos envolvendo todos os tipos de políticos dos mais variados escalões? Poderia V. Exª me dizer como é possível retornar para casa e explicar aos filhos o que é ética, decência, linha de conduta, caráter, honestidade, princípios? É possível ainda dizer que o nosso País, dito por muitos como do futuro, ainda tem algum futuro com dignidade, com honra?
O intuito daquela carta era expor toda a minha indignação e certamente a dos brasileiros sérios e que pensam, sobre os escândalos que naquela época ecoavam pelos corredores do governo instalado no Distrito Federal com propinas, dinheiro nas cuecas e agradecimentos ao céu pela propina recebida. Naturalmente, além da exposição, havia o apelo à austeridade e seriedade dessa entidade para que, contando com o verdadeiro exercito de que dispõe, se levantasse em prol da decência e da ética. Sabemos que algum êxito foi obtido com a renuncia e até prisão do ex-governador.
Passados quase dois anos, volto à V. Exª e lhe repasso a mesma pergunta, ou seja, se é possível responder, aonde vamos parar. Porque se para nós, homens sérios, de respeito, com ética e moral, é angustiante continuar assistindo aos desmandos e desmazelos com o dinheiro público em todas as esferas do poder, para essa camarilha não há limites ou qualquer sinal de que se sintam sequer remotamente afetados ou incomodados. E mais, a lei não os assusta já que, a cada dia mais e mais escândalos ocorrem e apenas viram notícias de jornal que desaparecem da mídia em poucos dias para dar lugar a outros e novos escândalos.
O que podemos esperar de V. Exª como Presidente de uma entidade séria, independente e que sempre primou por levantar bandeiras contra verdadeiras barbáries perpetradas e cometidas contra nosso País e contra nosso povo? O que poderia o senhor, como paraense da gema, tentar fazer para que as pessoas de bem ainda possam ter esperanças nesse País?
Temos leis e mais leis, mas não vemos nenhum desses senhores presos. Há processos, há materialização de uma série de provas, principalmente expostas pela Polícia Federal, seja com documentos, seja com denúncias, seja com escutas, mas, absolutamente nada ocorre e escândalos se sucedem. Até quando?
Ainda que deixado de lado o grotesco episódio do dinheiro colocado em cuecas, o despropósito não tem fim. São propinas em faturamentos de obras públicas e, no máximo, ministros e assessores são apenas afastados de suas funções. Ou é o recebimento por pessoas ligadas ao governo federal e de enorme influência política, de quantias absurdas a título de remuneração por assessorias feitas a “desconhecidos”. Ou, ainda, filhos de políticos que enriquecem da noite para o dia como se num passe de mágica se transformassem em verdadeiros "experts" nas mais variadas atividades, mesmo que se saiba que nem mesmo verdadeiros peritos, profissionais consagrados e maduros conseguem amealhar fortunas em tão pouco tempo como os filhos desses políticos,
Afora tudo isso, somos obrigados a assistir essa verdadeira palhaçada feita com dinheiro público relativa à Copa do Mundo de Futebol. É a construção de elefantes brancos em diferentes pontos do País, incorrendo-se em gastos astronômicos e, o que é ainda pior, quando se tem plena consciência de que após a Copa tais estádios para nada ou quase nada servirão, numa demonstração de uso indevido do dinheiro público, um dinheiro que poderia estar sendo aproveitado para muitas outras prioridades de que o Pais necessita.,
Repetindo o exposto na primeira carta, será que ainda poderemos ter esperança de ver V.Exª e um exército de advogados em luta contra esse estado de coisas? Sim, uma luta cívica e não uma guerra civil é o que deveria eclodir neste país até porque, somente tendo Deus como protetor esta terra poderá subsistir e sobreviver contando com um povo pacifico, ordeiro e principalmente trabalhador, mas que, diante de tanta podridão, tanto desmandos, não é capaz de uma postura mínima de indignação, um grito de “basta” a esse lixo em que se transformou nossa política e seus integrantes.
Talvez uma nova campanha encabeçada pela OAB em nível nacional comece a despertar na parcela pensante desse povo e contaminar a outra, imensa e inerte, a necessidade de uma grande união para que coloquemos toda essa espécie de gente para fora de todas as camadas políticas, sem exceção. Se não houver uma ação, uma atitude, com certeza mais casos irão aparecer, já que lamentavelmente nossas punições são extremamente brandas e nada intimida esses marginais instalados por todas essas instituições públicas.
O que podemos eu e o povo brasileiro sério esperar de V.Exª?
Espera-se poder ver ações concretas lideradas pela OAB em prol de uma sociedade que volte a pensar e trabalhar de forma honesta e que, acima de tudo, recupere a crença de que vale a pena levantar cedo e produzir.
Atenciosamente,
Antenor Pereira Giovannini
Brasileiro - 63 anos - Aposentado
Av. Ismael Araújo, 168 - Santíssimo -
Santarém - Pará - CEP 68010-400
O Sr. Antenor, subscritor desta carta, representa fielmente o sentimento de todos os brasileiros patriotas e cívicos, que almejam um Brasil melhor, um Brasil decente, um Brasil comprometido com a transparência e com a lucidêz dos políticos, um Brasil justo em todos os sentidos, seja na distribuição de renda, na educação superior para o pobre que não tem recursos para uma universidade particular, muito menos chance numa pública, seja na saúde pública, seja no tratamento jurídico e jucidial do pobre ao rico, um Brasil com respeito no cenário mundial, um Brasil comprometido com as pessoas de bem, somente com as de bem, um Brasil que possamos nos orgulhar. - Não esse "brasil" completamente loteado por políticos insanos, ambiciosos e inescrupulosos.
ResponderExcluirQue saudades dos militares.......Avante Brasil........Ame-o ou deixe-o..........
Prezado Antenor,
ResponderExcluirBradamos, bradamos, mas o problema está na raiz da surdez desse povo, o esvaziamento da Ética nas relações humanas e nas relações políticas.
Mas não podemos cruzar os braços. Temos exemplos de clamores no deserto que finalmente surtiram efeito, Jeremias, o profeta, Mahatma Gandhi e sua Satiagahra, Mandela e seus 27 anos na prisão, entre outros. Sinto semelhante angustia. Veja o caso das hidrelétricas no Xingu e no Tapajós, a própria presidenta, ex torturada pela ditadura militar hoje violenta os povos da Amazônia, monta um plano de usinas sem um mínimo de diálogo com a gente, sem querer saber da violência à soberania cultural e territorial dos indígenas e ribeirinhos. Mas parece que o fundo do poço ainda está longe. Vou lhe enviar o editorial de ontem que reflete o que você também diz aqui. Um abraço do amigo Edilberto
Antenor
ResponderExcluirRecebi sua mensagem. Parabéns pela iniciativa. Vamos unir esforços.
Luiza Eluf
Caro Sr Antenor Pereira:
ResponderExcluirGrato pelo envio de sua carta aberta , espero que ela venha a surtir algum efeito junto à OAB e outras esferas.
Infelizmente, como é sabido, a magistratura neste país, raramente é independente sendo no mais das vezes ligada umbilicalmente a dois poderosos grupos ou irmandades.
Nada contra irmandades, mas que isso tem grande interferência no rumo das coisas tem...
No nosso país as pessoas se iludem achando que a imprensa é livre, que não faz distinção partidária e etc.
Mentira pura...a imprensa recebe polpudas somas de vários candidatos através de contratos dos mais estapafúrdios e por certo não vai correr o risco de matar a sua galinha dos ovos de ouro...isso explica a docilidade com que a imprensa paulista trata o partido da situação e combate a sua maior oposição.
Não estou fazendo defesa de partido, acho que todos tem que ser investigados a fundo, apenas não me iludo com manchetes sempre dos mesmos veículos de comunicação. Acho ótimo que denunciem, só acho que o papel da imprensa é denunciar todos e não só uma parte. Tentam nos vender uma imagem de pobridade administrativa , de ética e de honestidade que inexiste
em São Paulo assim como no resto do Brasil com talvez uma ou outra honrosa excessão que desconheço...
Entar limpo na política é fácil, dificil é permancer limpo dentro do lamaçal.
abraços fraternos
Jorge Linhaça
Antenor
ResponderExcluirParabéns pela sua atitude, demonstração de civilidade e preocupação com o Brasíl do futuro.
Acho que todos nós devíamos seguir o seu exemplo, e como esta é uma carta aberta , estou
tomando a liberdade de divulgá-la a parentes e amigos.
Odilon
Antenor, sensacional. Parabéns pela ATITUDE e pelas considerações! Vou pegar carona na idéia do Odilon e
ResponderExcluirtambém divulgar para os amigos e parentes.
Fabio
Repasso à Comunidade a carta aberta enviada à OAB por um brasileiro indignado.
ResponderExcluirA carta reflete fielmente o estado de perplexidade, desencanto e indignação dos homens de bem deste País
Por óbvias razões de segurança e respeito à privacidade do remetente, tomei o cuidado de remover o seu endereço postal, mantendo apenas o eletrônico.
AC
PS: Caso queira somar forças em prol daquilo que o remetente solicita, basta entrar na página da Ouvidoria da OAB no endereço declinado abaixo:
Página da Ouvidoria da OAB: http://www.oab.org.br/ouvidoria.asp
e, no formulário da página, colar os seguinte dizeres:
Solicito ao Sr. Ouvidor repassar ao Presidente da OAB a CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA OAB, que está publicada na URL indicada abaixo
http://net7mares.blogspot.com/2011/08/carta-aberta-ao-presidente-da-oab.html
Obrigado.
Mestre Antenor,
ResponderExcluirLouvo sua iniciativa. A OAB é uma entidade que sempre se colocou na vanguardas das lutas cívicas no País. A questão da corrupção (e da impunidade aos do "andar de cima") deveriam ser objeto de uma dessas cruzadas cívicas, sem dúvida. O que me incomoda, amigo, é o fato de os corruptores sempre escaparem, ilesos.
Veja o caso Palocci: caiu o ministro, as coisas tendem a não ser apuradas de fato, e as empresas que pagaram seus "honorários" jamais terão seus nomes divulgados pela Folha de S. Paulo, TV Globo, Estadão et caterva. Desde a CPI do PC, alguns poucos corruptos foram "pegos", mas os corruptores, em geral empresários aéticos e desonestos, continuaram impurnes para corromper "novos corruptos".
Abração, mestre, e é sempre um prazer trocar ideias com alguém tão digno de respeito quanto vc.
Feliz semana na Pérola.
Samuca
Antenor, meu caro,
ResponderExcluirConcordo integralmente contigo.
Especialmente quanto a esta vergonhosa Copa do Mundo, onde os campeões serão os ladrões.
Parabéns, não desista.
Um abraço, LCC
Agradeço o envio da carta. Clara, direta, corajosa.
ResponderExcluirGrande abraço
Carlos Alberto
Sr(a). ANTENOR PEREIRA GIOVANNINI
ResponderExcluirA Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo agradece a sua carta .
Estamos trabalhando muito para defender a Classe e valorizar a Advocacia. Conto com você. Cordialmente.
Luiz Flávio Borges D´Urso
Presidente
ANTENOR. PARABENS.
ResponderExcluirPARABENS PELA CORAGEM E PELO ESPIRITO PÚBLICO.
CONTINUE ASSIM.
DO AMIGO ETELVINO
Ilustre Antenor.
ResponderExcluirParabéns pelo texto, você demonstra a indignação do povo honesto brasileiro.
Um forte abraço e boa tarde.
Thompson Mota