Mercado árabe é novo destino para suco de frutas
O mundo árabe é a aposta da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, de Maringá, para potencializar a exportação dos seus produtos industrializados a partir de 2011.
O objetivo é primeiramente comercializar com o mercado dos Emirados Árabes (principalmente Dubai e Abu Dabi), e logo em seguida atingir países como a Líbia, Irã, Iraque e Paquistão, que já estão em negociação com a cooperativa.
O foco das vendas internacionais são as bebidas não alcoólicas, como os sucos de frutas tropicais e também à base de soja. Segundo Marco Roberto Alarcon, gerente comercial de Produtos da Cocamar, a expectativa é que o valor das vendas internacionais de produtos acabados, que hoje gira em torno de US$ 1,1 milhão, dobre no ano que vem.
''Exportar esses produtos está no nosso planejamento estratégico porque nos obriga a atualizar nossa tecnologia. Vamos atuar nesse mercado pela facilidade de exportar bebidas não alcoólicas. O consumidor árabe olha diferente para os produtos tropicais'', avalia Alarcon. Mas esse olhar diferenciado não diminui as exigências deles.
Alguns países árabes enviam representantes para o Brasil para fazer inspeções na produção 'in loco' antes do início da importação.
''É um pouco mais tranquilo que a exportação de frango, que envolve questões religiosas, mas há algumas exigências (em relação as bebidas). Já temos negócios com os árabes referentes a algumas commodities e outros produtos, e agora vamos entrar com os sucos prontos'', exemplifica o gerente comercial.
Além de vislumbrar o mercado árabe, a Cocamar já atua com seus produtos industrializados na Ásia, América do Sul, América do Norte e Europa. Os dos mercados com maior penetração é o Japão, com grande volume de vendas.
''O interessante é que conquistamos o paladar dos consumidores japoneses, e não dos brasileiros que residem no país. Entre os sucos mais procurados estão o de manga, laranja com acerola e guaraná com açaí.
Nas feiras internacionais o foco das vendas internacionais são as bebidas não alcoólicas, como os sucos de frutas tropicais e também à base de soja.
Os pavilhões do Brasil estão sempre lotados, o que comprova a popularidade do que produzimos'', complementa Marco Roberto.
Faturamento
A Cocamar deve fechar este ano com um faturamento 25% maior em comparação ao ano passado. A expectativa é qu e a receita atinja R$ 1,5 bilhão em 2010. Para no ano que vem, a projeção é que o faturamento da cooperativa chegue a R$ 2 bilhões. Além dos sucos, na linha de produção da cooperativa estão ainda bens como trigo, óleo de milho, mostarda, álcool, polpa de tomate, algodão, entre outros.
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