sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Outro exemplo que não copiamos

Piscicultura: Produção é ampliada em MT

Com investimentos totais de R$ 1,3 milhão, a cidade de Primavera do Leste e região serão beneficiadas com a inauguração da Cooperativa Mista de Piscicultura e Agropecuária do Cerrado (Cooperfish).
O empreendimento envolverá, a princípio, cerca de 60 famílias com a produção e industrialização de peixes.

A unidade terá capacidade para processar 5 mil quilos peixe por dia. As obras da Cooperfish foram iniciadas em setembro de 2009 com aporte de R$ 764 mil somente para as obras.
De acordo com o prefeito do município, Getúlio Viana (PR), a unidade deverá fomentar o desenvolvimento da piscicultura na região e abrir novos mercados para o pescado, além de fomentar a atividade.

Ele ressalta que a inauguração oficial da obra ocorrerá na próxima quarta-feira (29), no 
entanto, a cooperativa iniciará a atividade em março de 2011.
A indústria que irá processar o peixe, deixando pronto para o consumo, está instalada no Distrito Industrial José Alencar.

O presidente da Cooperfish, Augustinho Viana, ressalta que o empreendimento atende as necessidade da comunidade local. "De outra forma os pequenos produtores não tinham condição de concorrer no mercado". Ele explica que a cooperativa dará força para os piscicultores conseguirem comercializar a produção.

Nota do Blog: Em Santarém temos rio e porto na porta. Não temos nada disso ou se temos é algo feito na base do improviso, quase artesanal. Principais motivos: Falta de incentivo é o primeiro e o segundo é de como manter os tanques com alimentação vindo de fora já que por aqui é proibido se plantar milho e soja elementos básicos e imprecindíveis para produção de ração e que certamente daria condições de baratear o custo e e proporcionar produção em alta escala com direito a exportação.
Mas falar sobre isso é utopia por esses lados. É mais fácil derrubar o porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário