sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tal qual torcedor do time

Palmeiras exigem paciência

Para trabalhar com a produção de mudas é preciso gostar da atividade.
É um trabalho minucioso e, muitas vezes, a paciência é o principal ingrediente para o sucesso.

O produtor Jenz Prochnow que tem investido na produção de mudas de palmeiras, conta que algumas sementes levam até 4 anos para germinar. "Decidi investir na produção de mudas de palmeiras"
A história de Jenz começou porque um dia ele percebeu algumas sementes de cumbaru germinando embaixo de uma das mangueiras de sua propriedade.

Curioso buscou informações com a equipe de especialistas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e descobriu que eram os morcegos que traziam as sementes. "Eu costumo dizer que foram os morcegos que trouxeram esta atividade para a minha vida", brinca.
A produção de mudas de palmeiras é feita quase que exclusivamente por sementes e a germinação da maioria das espécies é considerada baixa, lenta, desuniforme e influenciada por vários fatores, relacionados ao ambiente ou à própria planta.

Para poucas espécies de palmeiras, foram feitos estudos com o objetivo de definir os tratos culturais a serem utilizados no seu cultivo, assim como as técnicas mais adequadas à multiplicação, principalmente das espécies de interesse apenas ornamental. O desenvolvimento das estruturas básicas do processo germinativo é bastante peculiar na família Arecaceae, podendo diferir entre espécies.

Desta forma, o conhecimento dos estádios morfológicos durante a germinação das sementes de cada espécie de palmeira é imprescindível par a auxiliar na análise do ciclo vegetativo podendo fornecer subsídios à interpretação de testes de germinação e, também, auxiliar os estudos de taxonomia e ecologia.

As temperaturas favoráveis para a germinação de sementes de palmeiras variam, normalmente, na faixa entre 20ºC e 40ºC, porém, ainda são poucos os estudos sobre as temperaturas cardeais, para as diferentes espécies. Do mesmo modo, pouco se sabe sobre a influência da luz na germinação destas sementes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário