Austrália sofre a pior enchente dos últimos 34 anos. Volume de água em um dia ultrapassa a casa dos 200 mlm. Número de mortos pela tragédia chega aos 19.
Brasil – região Serrana do Rio de Janeiro. Volume de água em um dia ultrapassa a casa dos 134 mlm. Número de mortos pela tragédia ultrapassa a casa dos 420.
Motivo da diferença: COMPROMETIMENTO. SERIEDADE POLÍTICA.
Enquanto na Austrália há empenho das autoridades em solucionar o problema, trabalhar exaustivamente na prevenção, colocando afora toda tecnologia disponível para que ações da natureza sejam na medida do possível antecipadamente conhecidas, trabalham em ações diretas junto à população tanto na orientação, como dando condições que tenham locais de abrigo e amparo.
Aqui é sempre o mesmo oba-oba. Talvez tenhamos até condições de prever ações da natureza, mas, do que adianta se as pessoas que vivem em áreas de risco (já tendo suas instalações autorizadas de uma maneira pouco legal) não possuírem condições e locais que possam abrigá-las.
Dinheiro público para construção de casas populares em áreas seguras, piscinões que possam coletar todo volume de água numa eventual chuva acima dos limites regulares, exaustivo trabalho de conscientização, isso não existe. Existe para fazer Copa do Mundo, Olimpíadas, dar aumento para essa corja que infesta Senado e Congresso Nacional, concederem passaportes diplomáticos para usufruírem de benesses em suas viagens ao exterior, e por aí vai. Quando ocorrer alguma tragédia tal qual Angra, tal qual Santa Catarina há 2 anos atrás, tal qual cidades serranas do Rio de Janeiro esse ano, fazem uma visitinha, fazem caras e bocas de espanto, liberam um dinheiro que muitas vezes nem chega na sua totalidade e a coisa fica a mesma coisa e o ano que vem que irá ter novas chuvas fortes, os mesmos hipócritas voltam ao palco para anunciarem as mesmas coisas, e fazerem novas caras e bocas de espanto.
Esse povo sofrido quer solução e não tapinha nas costas e piedade. Ações que essa corja que o próprio povo ajudou a colocar nessas posições, não tem coragem de fazer e agir.
Por isso que em País sério as coisas também acontecem, porém, a responsabilidade de ações se torna eficaz e promovem resultados.
A chuva ainda não deu trégua, o sol não raiou
ResponderExcluirAs pessoas ainda juntam os cacos do que restou
É preciso força para retomar a vida, o mundo
Depois de se perder quase tudo num segundo
Tragédia natural não é exclusividade, é verdade...
Por que, então, sofremos mais com as tempestades?
Deus é brasileiro, não temos terremotos nem furacão
Mas pecamos no planejamento, vontade e organização
Portugal passou por suplício como o que se apresenta
Em falecimentos, só 10% daqui: pouco mais de quarenta
Na terra que zombamos ter pouca inteligência
Governos dão de goleada quando há urgência
A Austrália, do outro lado, foi ainda mais exemplar
Como mostrou, na TV, um brasileiro que lá foi morar
Eles monitoram o nível dos rios com grande precisão
Por carta, avisaram todos com 24 horas de antecipação
Mas aqui o relevo é outro, uns dirão
Por si só não justifica, não é explicação
Populismo, impregnado, responde por esse mal
Ah, se nossa inteligência fosse a de Portugal...
(http://noticiaemverso.blogspot.com)
Twitter: @noticiaemverso