sexta-feira, 25 de maio de 2012

Negócio bilionário

General Mills fecha compra da Yoki por R$ 1,75 bi

Globo Rural

A Yoki, marca tradicional de condimentos e pipoca brasileira e que mantém nove fábricas no país, foi vendida para a General Mills, companhia norte-americana que no Brasi já representa as vendas das barrinhas de cereal Natural Valley e os sorvetes Häagen-Dazs. O negócio foi fechado nesta quinta-feira 924/5) por R$ 1,75 bilhão.

Rumores de que a Yoki seria vendida estão circulando no mercado desde a semana passada, quando especulava-se uma negociação em torno de R$ 2 bilhões. O valor pode fazer referência à dívida que a General Mills vai assumir, em torno de R$ 200 milhões.

Fontes ligadas à Yoki revelaram que apesar da negociação ter sido fechada nesta quinta-feira, a marca só passará mesmo ao comando da General Mills após as festas juninas, melhor período de vendas para pipocas.

A Yoki foi criada no início da década de 1990 após seu proprietário, Yoshizo Kitano, vender a divisão de condimentos da Kitano para a Refinações de Milho Brasil, fabricante da Maizena, em 1989. Como a divisão de pipocas não foi vendida, Kitano decidiu mudar o nome da marca para Yoki e se transformou numa pedra no sapato de grandes multinacionais como a Nestlé, Unilever e Pepsico.

Desde o ano de 2010, a Yoki, que ainda tem gestão familiar, vinha recebendo propostas de compra, mas Kitano nunca aceitou nenhuma delas. Neste mesmo ano, a companhia recomprou a divisão de condimentos da Refinações de Milho Brasil.

Problemas de gestão e sucessão familiar são apontados como os principais motivos que levaram o executivo Kitano a vender a sua companhia. A empresa vinha sendo gerida pelos genros do empresário desde a sua criação, em 1990.

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