terça-feira, 29 de maio de 2012

Indenização milionária

Justiça pede que Shell e Basf depositem R$ 1 bi por danos a ex-funcionários  

Folha de São Paulo 

O MPT (Ministério Público do Trabalho) ingressou com pedido na 2ª Vara do Trabalho de Paulínia (117 km de São Paulo) para que as empresas Shell/Raízen e Basf depositem em juízo cerca de R$ 1 bilhão por supostos danos causados à saúde de ex-funcionários e familiares. 

Segundo a Procuradoria do Trabalho, cerca de 1.000 pessoas foram expostas a riscos de contaminação por agrotóxicos na unidade da fábrica entre 1977 e 2002. 

A Shell iniciou produção de agrotóxicos no local em 1977. Em 1994, vendeu a fábrica para a Cyanamid, que, em 2000, vendeu o passivo para a Basf. A fábrica foi interditada em 2002. Diversos estudos comprovaram a contaminação do solo e lençóis freáticos por substâncias cancerígenas. 

O valor pedido refere-se a decisões em primeira e segunda instâncias no processo movido pelo MPT. 

Além dos trabalhadores, a lista dos atingidos inclui cerca de 180 famílias que moravam em chácaras ao redor da fábrica, no bairro Recanto dos Pássaros, e foram obrigadas a evacuar a área em 2003.  

OUTRO LADO 
 A Shell e a Basf informaram que ainda não foram notificadas sobre o pedido de depósito formulado pelo MPT. 

Em nota, a Shell afirma que "entende ser descabido qualquer depósito judicial relacionado ao dano coletivo na atual fase do processo, pois o caso ainda se encontra pendente de decisão pelo TST [Tribunal Superior do Trabalho]". 

Segundo a Basf, a empresa "continua respeitando as decisões da Justiça, sem prejuízo da discussão do tema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário