sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O quinto homem a considerar

Renato Gomes Nery (*)

Este é um homem experiente e versado na política. Está nela desde sempre. Foi prefeito de uma cidade do interior do Estado por várias vezes, onde tem fama de bom administrador e muitos clamam pelo seu retorno, uma vez que depois dele, instalou-se o caos na Cidade.

De lá alçou voo e tornou-se Governador do Estado e depois novamente Prefeito e Senador da República e está cumprindo a segunda parte de seu mandato. O seu mandato como Senador termina exatamente quando começa a do próximo Governador. Nunca sofreu uma derrota. Somente entrou em eleição quando tinha certeza da vitória. É um político extremamente hábil e bem articulado. Teve urticária quando alguém afirmou que era um político superado.

Este seu excesso de cautela o impediu de se tornar novamente Governador do Estado, quando abriu mão e ajudou a eleger um desconhecido com menos chances que ele de se eleger.

As suas possíveis chances de se candidatar novamente ao cargo de Governador passa por algumas situações. A sua cidade natal, onde impera, há muito, um caos político e administrativo que precisa ser contornado - seja com o seu retornou ou de alguém de sua estreita confiança. Pela reestruturação do seu partido que sofreu baixas, mas conquistou, também, lideranças de peso para as eleições municipais do ano que vem principalmente na Capital do Estado e pelo desempenho deste partido e aliados nas eleições municipais do ano que vem.

Não tem o apelo do novo, por pertencer à elite tradicional da política no Estado e está há muito tempo exercendo cargos públicos. É simpático, tem bom perfil e boa aceitação na sociedade. Tem os dois pés plantados no chão. Não entrará, como nunca entrou, em bola dividida. É um adversário a considerar, por ser hábil, bem posicionado e estruturado. Se entrar no páreo – o fará se tiver chances reais de se eleger. Cuidem-se os interessados por que dará muito trabalho. Não esquecendo se de que, se não entrar, o seu apoio será crucial para qualquer postulante. Mas como o jogo está apenas começando é temerário fazer ainda prognósticos sobre o seu final.

(*) Advogado em Cuiabá. E-mail – rgnery@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário