segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aprender com os erros

Padre Sidney Augusto Canto (*)

Um discípulo aproximou-se do mestre e perguntou:
- Como posso ser FELIZ?
- Fazendo coisas certas!
- Como fazer as coisas certas?
- Agindo com sabedoria...
- Como agir com sabedoria?
- Adquirindo experiência.
- Como adquirir experiência?
- Fazendo coisas erradas...
Ao ver o discípulo surpreso e pensativo o mestre acrescentou:
- ... e aprendendo com seus erros!

Quantas vezes nós não estamos no lugar deste discípulo da História? Pior é quando nos prendemos ao nosso orgulho, de achar que somos donos da verdade e, aliado ao nosso egoísmo, achamos que nós somos mais que os outros.

Não nascemos maus. E, mesmo quando erramos, não somos obrigados a permanecer na maldade ou no erro. Somos bons, porque Deus que nos criou é bom também. Sendo assim, não devemos fazer de nossos erros prisões que nos colocam nos grilhões da escravidão do pecado e da morte. Mas devemos fazer dos nossos erros uma Escola de Vida, onde aprendemos que o correto é fazer o bem ao próximo, é ajudar quem está caído, é dar dignidade para quem está excluído.

Somos todos irmãos e irmãs em busca da felicidade. O caminho não é fácil. Também não é difícil. É um caminho humano e como tal, está repleto de possibilidades de amor, compaixão, misericórdia, experiência, sabedoria, esperança e fé.

PENSE E REFLITA!

(*) Sacerdote santareno e foi ordenado presbítero no dia 28 de dezembro de 2001. É membro da Academia de Letras e Artes de Santarém, como escritor e pesquisador da história da sua Diocese já tendo dois livros publicados e outros dois inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário