Quando Deus criou o mundo foi argüido a respeito do porque no Brasil não havia nenhum desastre natural como nos demais continentes, como: tufões, vulcões, terremotos, tsunami, enfim, todo tipo de ocorrência natural que causa desastres, destruições, mortes.
Deus em sua santa sabedoria disse que realmente não teríamos essas ocorrências, mas todos viriam os politicos que ali seriam colocados.
Hoje, após essa todas essas tragédias com chuvas e deslizamentos podemos observar que a culpa não cabe a São Pedro, a Deus e sim ao povo que paga com a própria vida por eleger incompetentes, medíocres, para serem seus representantes junto aos diversos órgãos que deveriam cuidar dos problemas da população.
O povo sem condições de melhores empregos, sem condições de instalar suas casas em lugares seguros, são jogados e o que é pior autorizados a se instalarem em áreas de risco e dessa forma colocando em situação de perigo toda uma comunidade.
Dessa forma, aparecem às favelas, as palafitas, as casas em cima de morros e encostas, junto a córregos que se transformam em rios na chuva e isso numa chuva de 100 mlm provocam mais encharca mento de um terreno minado por essas construções irregulares e a tragédia anunciada acontece.
Retrato ocorrido e assistido em diversas partes dessa País nesses meus 62 anos de vida. E nada muda de um ano para outro. Apenas esmolas sem solução definitiva.
E mais mortes ocorrem sem que haja devida sensibilização por parte das autoridades de que alguma coisa de mais efetivo seja realizado. Nas grandes cidades cobertas de asfalto que sejam construídos piscinões para que absorvam essa água para que sejam a posterior descarregadas nos rios. Nas áreas de risco já identificados pela Defesa Civil que as pessoas sejam retiradas para casas construídas em lugar seguro e essas áreas definitivamente se transformarem em área de preservação permanente. Equipar com aparelhos mais sofisticados todos os órgãos de análise e prevenção de tragédias e dessa forma anteciparem para que pessoas que ainda estejam em áreas de risco possam ser alertadas e retiradas, evitando-se mortes nessas proporções.
Mas, antes de tudo isso precisamos ter prefeitos, vereadores, deputados, senadores e principalmente o Presidente da República, imbuídos de vontade política, dar prioridades a esses problemas ao invés de investir milhões e milhões de reais em futilidades tal qual estádios para copa do mundo, olimpíadas, concedendo tão somente louros para alguns imbecís mais preocupados com seus umbigos.
Que Deus Nosso Pai dê conforto a todos esses brasileiros que sofreram perdas irreparáveis de entes queridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário