sábado, 24 de maio de 2014

O livro "O Lado Sujo do Futebol"

Lançado em São Paulo, livro "O Lado Sujo do Futebol" revela esquemas da Era Teixeira na CBF 

R7 Esportes 

Cerca de 700 pessoas prestigiaram nesta sexta-feira (23) o lançamento oficial do livro 
"O Lado Sujo do Futebol - A trama de propinas, negociatas e traições que abalou o esporte mais popular do mundo" (Editora Planeta), de autoria dos repórteres Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet. Há também lançamentos previstos para ocorrerem na Argentina e no México. 

O jornalista Leandro Cipoloni, chefe de redação da TV Record, afirma que o objetivo do trabalho foi alcançado: fazer um documento histórico sobre uma fase terrível para o futebol brasileiro, em função das manobras que aconteceram fora do campo. 

— O futebol brasileiro foi vencedor dentro de campo, reconhecemos isso no livro, mas fora de campo o futebol brasileiro perdeu muito. 

Além de Cipoloni, Azenha e Ribeiro Jr. também atuam na TV Record, respectivamente, como repórter e jornalista investigativo. Chastinet é jornalista investigativo da TV Bandeirantes. 

A obra relata com detalhes o esquema montado pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do ex-presidente da Fifa, João Havelange, baseado em propinas, negócios escusos, traições e escândalos durante o período em que ambos comandaram as entidades.  

Ribeiro Jr. considera que a obra já está causando impacto em torcedores, jornalistas e na sociedade em geral, o que mostra um desejo de mudança na estrutura do futebol: 

— As pessoas estão cansadas de tanta corrupção. Este livro já nasce como best-seller. 
As investigações aprofundaram uma série de reportagens da TV Record que denunciaram irregularidades no comando da CBF, contribuindo para a renúncia do então presidente da entidade, Ricardo Teixeira. 

Foram vendidos cerca de 400 exemplares no evento. 
A previsão da editora é de que os 14 mil exemplares distribuídos pelo Brasil irão se esgotar em, no máximo, duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário