sábado, 17 de maio de 2014

Gêmeas siamesas são separadas em cirurgia no PA

Terra 

A Santa Casa de Belém, no Pará, realizou na última quarta-feira a primeira cirurgia de sucesso para a separação de gêmeas siamesas em um hospital público da região Norte do País. Ligadas pelo abdômen e dividindo internamente o fígado, as irmãs nasceram há uma semana, no sábado, dia 10. 

De acordo com a Santa Casa, cerca de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, trabalharam na operação, que durou quatro horas.

“O fato de a mãe ter feito um pré-natal adequado foi um fator primordial. As gêmeas já vinham sendo acompanhadas desde a gravidez. O modo de como as crianças foram assistidas no parto e os equipamentos de última geração usados na cirurgia também foram essenciais. Tudo isso, unido à equipe multiprofissional, resultou no sucesso da cirurgia”, afirmou Eduardo Amoras, chefe do serviço de cirurgia pediátrica da Santa Casa e coordenador do procedimento que separou as gêmeas.

As gêmeas se recuperam bem da cirurgia e continuam em observação no hospital. “Fizemos um procedimento de alta complexidade. Antes, as gêmeas passaram por uma série de avaliações e exames para verificar o risco da separação e se não tinham outros órgãos compartilhados”, explicou o médico cirurgião Maurício Iasi, também coordenador da equipe. 

Os pais das gêmeas, Diego e Ruana Santos Barbosa, moram no bairro do Guamá, em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário