sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Carta de uma senhora de 84 anos ao "Estadão"

Estou com vergonha do Brasil 

Ruth Moreira (*) 

Estou com vergonha do Brasil. 
Vergonha do governo, com esse impatriótico, antidemocrático e antirrepublicano projeto de poder. 
Vergonha do Congresso rampeiro que temos, das Câmaras que dão com uma mão para nos surrupiar com a outra, políticos vendidos a quem dá mais. 
Pensar no bem do País é ser trouxa. 

Vergonha do dilapidar de nossas grandes empresas estatais, Petrobrás, Eletrobrás e outras, patrimônio de todos os brasileiros, que agora estão a serviço de uma causa só, o poder. Vergonha de juízes vendidos. 
Vergonha de mensalões, mensalinhos, mensaleiros. 
Vergonha de termos quase 40 ministros e outro tanto de partidos a mamar nas tetas da viúva, enquanto brasileiros morrem em enchentes, perdendo casa e familiares por desídia de políticos, se não desonestos, então, incompetentes para o cargo. 
Vergonha de ver a presidente de um país pobre ir mostrar na Europa uma riqueza que não temos (onde está a guerrilheira? era tudo fantasia?). 

Vergonha da violência que impera e de ver uma turista estuprada durante seis horas por delinquentes fichados e à solta fazendo barbaridades, envergonhando-nos perante o mundo. 
Vergonha por pagarmos tantos impostos e nada recebermos em troca - nem estradas, nem portos, nem saúde, nem segurança, nem escolas que ensinem para valer, nem creches para atender a população que forçosamente tem de ir à luta. 

Vergonha de todos esses desmandos que nos trouxeram de volta a famigerada inflação. 

Agora pergunto: onde estão os homens de bem deste país? 
Onde está a Maçonaria? OAB? CNBB? LYONS? 
Onde estão os que querem lutar por um Brasil melhor? 

Porque os congressistas, ao invés de instituírem Pena de Morte para assassinos e estupradores, lhes concedem Bolsa Presidiário? 
Enquanto isso, grande parte do povo brasileiro, trabalha honestamente, pra ganhar menos do que aqueles que mataram e estupraram. 
Isso, somente estimula a marginalidade! 
Estou com muita vergonha do Brasil! 

Por que tantos estão calados? 
Tenho 84 anos e escrevo à espera de um despertar que não se concretiza. 
Até quando isso vai continuar? 
Até quando veremos essas nulidades que aí estão sendo eleitas e reeleitas? 
Estou com muita vergonha do Brasil. 

(*) Ruth Moreira, cidadã de São Paulo, escreveu este texto publicado como carta de leitor do Estadão em 8 de abril de 2013. E-Mail ruthmoreira@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário