quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Uma ação recheada de cinismo , hipocrisia e demagogia

Antenor Pereira Giovannini (*) 

Novamente a mídia , principalmente a de São Paulo, expõe fotos do senhor prefeito da cidade de São Paulo, andando outra vez de ônibus, e com detalhe quase vazio, o que aliás não se sabe como ele consegue esse milagre, numa demonstração mais do que hipócrita para querer a todo custo mostrar que em razão de suas ações pichando faixas de ônibus por toda cidade, conseguiu como num passe de mágica, fazer com que andar de ônibus na cidade se tornou a 8ª maravilha do mundo, tanto que ele anda e quer que seus secretários façam o mesmo. 

Isso caro prefeito, chama-se cinismo com alto índice de hipocrisia .

Certamente se alguém impedir a passagem de outro tipo de veículo numa determinada faixa de rolamento de trânsito e permitir apenas que um determinado veiculo transite, fazendo com que as demais faixas (quando existem mais que duas porque muitas são em ruas de apenas duas faixas) causem um caótico trânsito e com essa faixa livre, a lógica determina que quem andar por ela terá um ganho em relação aos demais. 

Porém, sua sabedoria não conseguiu enxergar que tais corredores são de 50, 100 e até 200 metros no máximo e ao término delas os ônibus irão se juntar ao mesmo trânsito que vem sendo arrastado até o próximo trecho de faixas, onde novamente o ônibus irá andar um pouco mais rápido. Em cada final de faixa em horários de picos principalmente, o que se vê é essa enorme disputa por espaço. E seus agentes apenas olhando e enchendo o bloco de multas, esquecendo-se que nos meio dessas faixas existem comércios, garagens de prédios, ruas transversais etc que obrigam os motoristas a transita-las sobre elas e a multa é inevitável. 

Certamente isso tenha dado um pouco de fôlego em termos de tempo de viagem desse maltratado usuário, porém daí a querer levantar a bandeira que andar de ônibus em São Paulo se tornou uma maravilha a ponto de merecer propaganda televisiva dando conta das vantagens em relação aos demais meios de transporte torna-se o cúmulo do cinismo. 

Os ônibus são os mesmos, os itinerários os mesmos, as dificuldades são as mesmas, andar nos períodos críticos de manhã e a tarde tem os mesmos problemas então aonde houve a tão sonhada melhora a ponto de alguém que tenha carro o deixe na garagem e parta para ir para o seu dia a dia de ônibus? Tivemos a entrada de mais linhas ou de mais veículos ou ainda ônibus com tarifas especiais com mais conforto, ar condicionado etc para usufruir desse fôlego no tempo de viagem ? Foi concedida mais opções para que realmente o costumaz usuário de carro se transfira para o ônibus ou apenas a sua propaganda em andar horários não de picos e em ônibus semi-vazios ?

Certamente o senhor nunca precisou e nunca andou de ônibus nos períodos críticos tanto de manhã, como a noite. Se andou, se esqueceu como é isso.
Nunca andou num ônibus apertado que nem sardinha sofrendo todo tipo de empurrão, pisão, e se fosse mulher sofrendo assédios de todos tipos . 

Andar de ônibus vazio é muito fácil, em horário fora do pique mais fácil ainda. 
Ande nesses horários de rush. Mas, pegue alguma linha do tipo Itaquera até o Parque Dom Pedro por volta das 07,10 da manhã, ou do largo do Japonês até alguma estação do Metrô, num percurso menor talvez, isso por volta das 07,30 da manhã, ou ainda melhor, depois de um dia inteiro de trabalho/estudo faça o sentido inverso por volta das 18,00 horas e depois faça propaganda e mostre toda sua alegria. 

Convido o distinto cidadão a colocar sua família, sua esposa, sua filha, andando num desses coletivos nesses horários e me diga como ela se sentirá sendo bolinada, apertada, e sofrendo piadinhas como é costume ( os relatos caso queira saber se sucedem com altíssima frequência, o que aliás não é privilégio dos ônibus e isso ocorre nos trens da CPTM ou nos trens do Metrô nos horários de pico ). 

Pelo que sei o seu trabalho é esse. Não há nenhuma novidade. 
O senhor foi eleito para melhorar a cidade. Não precisa de propaganda. A melhor propaganda é o trabalho e o usuário satisfeito.

Tente melhorar, faça suas faixas, continue exatamente desse jeito, prepotente e autoritário, prejudique milhares de comerciantes que estão perdendo freguesia devido as faixas e a consequente proibição de estacionamento, faça centenas de comerciantes começarem a fechar as portas e colocar um monte de funcionários no olhos da rua em época de final de ano, continue fazendo isso no intuito de tentar melhorar, porém não faça disso uma hipocrisia nojenta, cínica e demagógica para angariar simpatias por um governo que até agora o senhor que prometeu tanto, muito pouco ou quase nada fez. 

(*) Aposentado e morador em São Paulo e que nesses últimos tempos foi obrigado a usar ônibus e mesmo assim em horários fora do pique. 

Um comentário:

  1. Para que o rabisco não ficasse longo e enfadonho, não podemos nos esquecer que esse senhor com esse cinismo todo ainda quer aumentar o IPTU para o próximo ano a índices irreais comparando-os aos índices de inflação no período, exatamente para querer justificar a perda de arrecadação nas tarifas dos ônibus as quais ele aumentou no início do ano mas foi obrigado seja pela sua chefia maior, seja pela pressão popular a voltar aos antigos preços. Isso o desgastou diante de suas afirmações que os preços não seriam reduzidos o que acabou não ocorrendo e em contrapartida, esse senhor com toda sua postura arrogante e cínica quer dar o troco à população lhe impondo um IPTU em valores irreais.
    Muito cinismo.

    ResponderExcluir