terça-feira, 22 de outubro de 2013

Deu a louca no futebol

Lúcio Ribeiro (*) 

Olha, nem é porque o Palmeiras se encontra em "ano sabático" disputando a atual edição chata da Série B do Brasileiro, mas essa Série A só não está mais intragável do que seu nível abaixo primeiro porque ela é a Série A. E, segundo, porque está tudo meio de ponta-cabeça. Dá até para achar uma graça nisso, se você não exigir muito ou se seu time não estiver envolvido no rebuliço, claro. 

O Brasileirão 2013, há um tempo desinteressante na parte de cima, só estava bacana e algo emocionante porque gigantes estavam namorando a degola, o malfadado Z4. 

O São Paulo, que dia destes foi tricampeão desse torneio, venceu o Bahia e os cartões vermelhos, virou um "time de guerreiros". O over campeão Muricy entrou em campo para cumprimentar atleta por atleta e se dirigiu à torcida mostrando o braço e suas veias onde o sangue corre. O Tricolor chegou ao 10º lugar. 

O Corinthians, que enquanto dezembro não chegar é o campeão mundial, comemorou como título o 1 a 0 no degolável Criciúma, em Itu (porque sua torcida não o deixa jogar em SP), resultado que deu sobrevida ao técnico Tite, o mesmo sujeito do título mundial não tem um ano e que há pouco tempo era cobiçado, diziam, pela Inter de Milão. Hein? 

O Fluminense, que dos últimos três Brasileiros levou dois e é o atual dono do "scudetto", conseguiu empatar em casa com a Ponte Preta perto do fim graças a um gol contra do adversário. Alívio mais-ou-menos na briga entre outros com o parceiro de grandeza Vasco para não cair. 

O Flamengo, sempre Flamengo, ao menos tem Hernane. Ou Hernunes. Jogador "lado B" que se destaca neste campeonato em que os craques "lado A" não existem nem no Cruzeiro, o virtual campeão. 

Eu ia escrever uma coluna inteira só sobre o decisivo gol de centroavante trombador que o Chicharito Hernane fez no Bahia, na quarta passada. Mas a derrota do Mengo anteontem me desestimulou. 

O rei dos "craques" "lado B", aspas separadas, tipo o Ederson do Atlético-PR, que virou artilheiro do campeonato mesmo sendo reserva (agora, óbvio, é titular), é o incrível Walter do Goiás. Ele combina gols, chutes fortes, dribles desconcertantes, passes precisos, faltas bem cobradas sob um corpo de jogador gordinho. Alguém viu o Goiás domingo? É disparado o melhor jogador do Brasileirão ou estou enganado? 

Vamos ao Gre-Nal de domingo. No banco do Inter estavam Scocco, Alex e Forlan. No do Grêmio, Elano e Zé Roberto. Hein?? 

Aí, na rodada, chegamos ao Keirrison. KEIRRISON! O jogador, de joelhos zoados, após dois anos marcou um gol. Gol que pode significar a manutenção do Coritiba na Série A. Gol da vitória contra o líder, pelo qual marcara pela última vez em 2011. O K9, que recentemente, parece, teve contrato renovado com o... Barcelona, ao qual pertence e nunca fez um jogo. Este Brasileirão está chocho. Mas está gozado. Vai entender. 

(*) Jornalista de cultura pop, editor do blog Popload, no UOL

2 comentários:

  1. CONCORDO. TÁ SEM GRAÇA MESMO...
    AGORA BEM QUE O JORNALISTA PODERIA TAMBÉM ESCREVINHAR ALGO SOBRE A SÉRIE B... O CAMPEONATO DE UM TIME SÓ!!!

    TÔ AGUARDANDO E VOU CONFIRMAR AQUI NO BLO GO ANTENOR...

    CHAGUINHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Chaguinha por sua sempre leal audiência.
      Quanto ao assunto creio que a coisa é mundial. Hoje assisti ao jogo Milan x Barcelona . Só craques, só feras .. meu amigo que coisa difícil de assistir. Aquele toque enfadonho do Barcelona o jogo inteiro sem qualquer objetividade e os caras não mudam ... não dão um chute de fora da área, insistem em querer entrar na área com bola tocando e a coisa vai assim tempo inteiro, ocorrendo alguma coisa ou não .. os goleiros não sujaram o uniforme ... por isso, aqui e acolá a coisa está difícil de assistir ..
      Valeu e obrigado mais uma vez

      Excluir