quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Novo ataque de vírus na rede

Jornal da Tarde/SP

Internautas, atenção: foi detectado um novo tipo de ataque a computadores que usa arquivos com extensão PDF e SWF. Os documentos infectados exploram falhas de segurança dos programas Adobe Reader e Adobe Flash Player, que executam esses arquivos, para instalar códigos maliciosos no computador. O perigo foi identificado há duas semanas pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança.

Segundo o diretor de marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell, as novas atualizações dos dois programas já são capazes de detectar as ameaças. Por isso, o conselho é sempre manter os programas atualizados, além do antivírus.

O ataque foi identificado em páginas falsas e em sites infectados pelos cybercriminosos. O usuário é direcionado para o endereço eletrônico por meio de links enviados via e-mail. “O simples fato de acessar a página já expõe o usuário ao vírus”, explica Sumrell.

Outra forma de contágio é abrir um arquivo infectado recebido por e-mail. Nesses casos, é importante tomar cuidado ao abrir mensagens de desconhecidos, principalmente com fotos, vídeos e links.
A atenção também é válida para e-mails de remetentes conhecidos, já que o computador de algum amigo ou familiar pode estar com vírus e sendo usado para enviar mensagens indesejadas.

Perigos
Caso o arquivo malicioso seja instalado no computador, o usuário pode ter seus dados pessoais, senhas e número de cartão de crédito roubados.

De acordo com o gerente da AVG Brasil, a maioria dos criminosos usa os ataques com objetivos financeiros. Dificilmente um hacker vai formular uma ameaça apenas para desconfigurar o computador da vítima.

“Quando uma brecha na segurança do sistema é descoberta, as empresas correm para cobrir essa falha. Por isso, é sempre importante manter os programas atualizados. O problema é que os usuários demoram para fazer essa atualização”, alerta Sumrell.

Além dos programas que executam os arquivos PDF e SWF, o usuário também deve se preocupar em manter o navegador atualizado, já que também pode ser alvo dos criminosos.

Para o professor Jeferson D’addario, da Faculdade Impacta de Tecnologia, o cuidado básico é manter o antivírus atualizado. E sempre desconfiar de e-mails enviados por bancos, empresas de análise de crédito e Receita Federal.

O internauta não deve fornecer informações pessoais por e-mail e sempre confirmar com a própria empresa a mensagem enviada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário