sábado, 20 de agosto de 2011

Isso Santarém não copia

Suco de laranja lima será produzido em Santana do Mundaú/AL

Produto será comercializado como polpa em saquinhos de 150ml e é pioneiro no País. A partir de setembro, um produto pioneiro e genuinamente alagoano estará sendo produzido e comercializado no Estado de Alagoas: o suco congelado da laranja lima. A ideia é do presidente da Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú (Cooplal), Antonio Carlos Souza, fundador da entidade.

Desde 2009, a Cooplal faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL) da Laranja do Vale do Mundaú, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (Seplande), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio aos Pequenos e Médios Empresários (Sebrae).
Em sua nova sede, as instalações para a fábrica já estão prontas.

Como informa Antonio Carlos, o investimento feito pela Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú para aquisição de novos equipamentos para a fábrica foi de R$ 37 mil reais. “Fizemos adaptação na sede para instalação dos equipamentos e nossa expectativa é de na segunda quinzena de agosto as máquinas já tenham chegada em Alagoas”.

A fábrica de suco congelado de laranja lima vai dispor de uma máquina extratora, uma dosadora, uma seladora, além de freezer, uma máquina de beneficiamento de laranja e tanque de lavagem.
Como explica o presidente da Cooplal, Antonio Carlos, a fábrica terá capacidade para processamento de 200 litros de sucos por hora, e que será possível fazer o enchimento dos saquinhos de 150 ml em larga escala de produção.

Antonio Carlos afirma ainda que os primeiros testes com o suco conge lado foram feitos em 1996.
Já em 2005, quando da sua visita à cidade de Cruz das Almas, patrocinada pelo governo de Alagoas por intermédio da Secretaria de Agricultgura (Seagri), para conhecer o escritório da Embrapa, uma empresa europeia queria comercializar 30 toneladas de suco para agregar valor. “O produto foi enviado, mas após a fabricação os técnicos não aprovaram a qualidade. Então iniciei em casa novos testes, e desta vez adicionando limão para melhorar a acidez do suco”, recorda Antonio Carlos.

Ele explica ainda que além da mistura com limão, o suco foi conservado em baixa temperatura. Desta vez, afirma Antonio, a combinação foi perfeita já que a grande dúvida era a forma de congelamento, porque a laranja lima não possui muita acidez, ou quase nenhuma. “A temperatura baixa e a mistura com o limão fizeram com que a dur abilidade da polpa aumentou ainda mais”.

Segundo ele, após a fabricação o produto pode ser consumido em até quatro meses, sendo mantido a uma baixa temperatura.
Para a gestora do APL Laranja do Vale do Mundaú Leila Flávia Lima, a fabricação do suco de laranja lima é mais um desafio da Cooplal e será uma atividade promissora tanto para o mercado alagoano, quanto para o mercado brasileiro. “O governo de Alagoas, por meio da Seplande e da Seagri, e o Sebrae estão dando todo suporte e apoio necessário para que a iniciativa alcance o sucesso desejado”, constata Leila. Além de gerar renda para os associados da Cooplal, com a comercialização do suco congelado de laranja lima, ainda será possível a geração de empregos para a própria comunidade de Santana do Mundaú.
Inicialmente, como informa o presidente da Cooperativa A ntonio Carlos, a fábrica vai contratar de imediato dez trabalhadores. Como afirma a gestora do APL Laranja do Vale do Mundaú Leila Flávia, o governo de Alagoas e o Sebrae já estão fazendo gestão junto ao governo federal para que a Cooplal possa conseguir a obtenção do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e o produto também possa ser comercializado em outros estados brasileiros.

Antonio Carlos acredita que a fabricação do suco congelado de laranja lima na cidade de Santana do Mundaú vai contribuir significativamente para diminuir as perdas na produção da laranja na região. “Em cada safra, o prejuízo calculado chega a 30% de toda a produção. Seguramente, a produção do suco congelado vai garantir lucro para todos os produtores”, comemora o presidente da Cooplal.

Enquanto o suco congelado de laranja lima era pro duzido apenas para degustação durante feiras, exposições e congressos em que a Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú se fazia presente, hoje a realidade é bem diferente: o produto já tem mercado garantido em Alagoas.
Entre os segmentos já com interesse em comercializar o suco congelado (polpa) de laranja lima estão hotéis, pousadas, padarias, lanchonetes e supermercados. 

Nota do Blog: Alguém poderá dizer que Santarém não tem produção de lima suficiente. Mas, o detalhe não é o produto que cobro a cópia, e sim o trabalho em montar uma fórmula para que os produtores possam produzir e comercializar seus produtos para além de suas fronteiras. Essa é a cobrança. Aqui não sabemos nem o que é o trabalho em Cooperativa. Não temos nenhum convênio com esses mesmos órgãos ligados a agricultura. Ninguém se dá conta que temos um porto na porta e não sabemos explorá-lo para nada. Eu ainda atribuo à falta de vontade do que falta de dinheiro. Recursos são primordiais, porém sem vontade para montar projetos para colocá-los em prática se torna impossível conseguir qualquer coisa. Somos exageradamente dependentes de esmolas estaduais e federais. Não há como se perpetuar atuando apenas dessa forma. Lamenta-se. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário