quarta-feira, 10 de agosto de 2011

No estádio é sempre melhor

Humberto Peron (*)

Você só vive a emoção completa do futebol quando assiste a uma partida no estádio. Eu até entendo os vários motivos - como falta de segurança, horário das partidas, desconforto, dificuldades para compra de ingresso - que fazem com que as pessoas prefiram ver um jogo pela televisão. Por mais que sua TV tenha tecnologia de ponta - LED, Plasma, HD, 3D - ela nunca vai transmitir as emoções, o clima e a energia que uma arquibancada pode proporcionar.

Digo isso porque fui criado vendo partidas em estádios, e ir ao campo ainda me dá muito prazer - seja para trabalhar ou "apenas" para torcer.

No meu ritual de ir ao estádio, gosto de chegar pelo menos duas horas antes do embate. Fico observando a chegada do público e a expectativa que vai aumentando a cada minuto que se aproxima o início da partida.

É incrível como as pessoas vão ficando na mesma frequência de emoção para, de uma hora para outra, gritarem juntas o nome do time, como se fosse o coral mais bem ensaiado do planeta. Acho essa manifestação tão intensa que fico emocionado e paralisado - talvez por isso, poucas vezes consegui gritar o nome do meu time nas arquibancadas.

Observo os grupos que vão se formando e procuro escutar o que eles falam. Imagino se aquele torcedor que se senta num lugar de pouca visibilidade no estádio, mesmo com melhores opções, escolhe aquele assento específico por pura superstição.

É engraçado perceber que, antes de cada jogo, as pessoas sorriem o tempo todo na esperança de que seus ídolos irão levar seu time ao triunfo.

Também fico olhando para o gramado imaginando como vai ser a partida que ansiosamente aguardo e, principalmente, recordando jogos e lances antigos e as várias formas de como eu já fui aos estádios.
Lembro como eu ficava feliz toda vez que meu pai dizia a frase: "vamos ao jogo!" Hoje, em muitas oportunidades, ele ainda está ao meu lado - agora com a companhia do meu filho -, vendo a partida da mesma maneira calma e concentrada e sempre soltando um comentário curto, mas preciso.

Recordo também dos encontros com os amigos para ir ao jogo e das inúmeras vezes que fui ao estádio para matar a solidão, porque nunca num estádio você fica sozinho.
Perceber todas as variáveis que ocorrem numa partida é muito fácil, assistindo da arquibancada. E é por isso que quase todos os que estão no estádio se transformam em treinadores de suas equipes.

O meu prazer de ir ao campo não termina quando o jogo acaba. Gosto de percorrer as arquibancadas quando o público vai saindo. É interessante observar como os torcedores se comportam.
Na vitória tudo é alegria. Os diálogos são entusiasmados e o tom de voz é alto. Em caso de derrota, depois de segundos de xingamentos ao clube, o silêncio é total, com alguns chorando e tentando esconder a frustração, cabisbaixos. Aqui a única comunicação dos torcedores é na troca de olhares tristes, já que ninguém tem vontade de falar nada.

Nunca descarte a opção de ir ao estádio para ver um jogo de seu clube, pois o futebol ao vivo é sempre um espetáculo único.

Até a próxima.
Mais pitacos em: www.twitter.com/humbertoperon

(*) Jornalista esportivo, especializado na cobertura de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário