terça-feira, 9 de agosto de 2011

Alentos agrícolas

Hildegardo Nunes
Hoje pela manhã tivemos a oportunidade de uma rápida conversa com o Secretário de Agricultura do Estado do Pará, o agrônomo Hildegardo Nunes nas dependências do campus da Universidade do Pará (UEPA) em Santarém, onde foi promovido um encontro a respeito da Caravana da Agricultura pela Secretaria do Estado, com intuito de agrupar as dificuldades da agricultura nas diversas regiões e após isso montar um plano mais efetivo de trabalho.

Na ocasião tivemos oportunidade de confirmar que em outubro de 2010 enviamos uma carta endereçada ao Dr. Helenilson Pontes - vice Governador do Estado, reinvidicando a instalação de posto ao estilo Ceasa em nossa cidade para alavancar a agricultura familiar e que se encontra totalmente esfacelada haja vista a necessidade de uma rede de supermercado importar de São Paulo 450 tons mês de horti-fruti.

Dr. Hildegardo não somente confirmou que essa carta lhe foi repassada como também que o Governador Simão Jatene acordou em que se faça um estudo de custo e viabilização para implantação mais breve possível dessa Ceasa.

Não deixa de ser uma grande notícia que esperamos que não fique apenas no discurso.

Por outro lado, comentamos a respeito da falta de titularidade na região não concedida pelo INCRA. A nível federal ele confirma que nada pode fazer a não ser lamentar a postura inerte desse órgão preocupado tão somente com instalação de assentamentos e pouco se preocupando em conceder titularidade a quem realmente merece e trabalha na terra.

Porém, a nível estadual confirmou que em Setembro o escritório da Interpa será instalado em Santarém e com isso facilitará esses produtores instalados em áreas do estado para concessão de títulos de posse e em conseqüência terem direito a pleitear custeio de suas lavouras junto aos Bancos oficiais.

Uma grata noticia e que faz com que não se perca totalmente as esperanças de ainda ver os produtores desse lado, sejam de que tamanho for, serem considerados bandidos e impedidos de crescimento e desenvolvimento.

Vamos comemorar as notícias, mas sem euforia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário