segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Praia do Tombo, no Guarujá, ganha a Bandeira Azul

Praia do Tombo - Guarujá- São Paulo
Desde a semana passada, o reduto de surfistas no litoral sul de SP ostenta símbolo mundial só concedido a pontos ambientais tops.

No topo de um mastro recuperado na sucata da prefeitura do Guarujá, no litoral sul, uma bandeira que é hasteada desde a semana passada na Praia do Tombo é motivo de orgulho para seus frequentadores. É a “Blue Flag”, a bandeira azul concedida pela organização não-governamental dinamarquesa Foundation for Environmental Education a praias consideradas top em quesitos socioambientais.

Água da Praia do Tombo, no Guarujá, é analisada duas vezes por dia.

Mais de 3.200 praias do mundo possuem a certificação. No Brasil, porém, Guarujá se une apenas a Jurerê Internacional, em Santa Catarina, que conseguiu o feito no ano passado.

Foram quatro anos de discussões e adaptações para a praia queridinha dos surfistas, que tem 800 metros de extensão, enfim conseguir a certificação. “Tivemos que cumprir 32 itens, mas o ponto de partida do Bandeira Azul é a qualidade do mar, o que a do Tombo já possuía”, conta o secretário municipal de Meio Ambiente, Elio Lopes.

Os critérios para balneabilidade, segundo ele, são mais rígidos do que os da agência ambiental de São Paulo, a Cetesb. Para a obtenção do certificado, foram detectadas as ligações clandestinas e eliminado todo e qualquer esgoto da rede pluvial que desemboca na praia. Além disso, a água passou a ser submetida a análises duas vezes por dia.

O cumprimento dos índices de balneabilidade e de outras exigências do programa é vistoriado sem que a cidade seja avisada pela ONG Instituto Ambiental Ratones (IAR), de Santa Catarina, que coordena o Bandeira Azul no Brasil. As praias com Bandeira Azul precisam renovar a certificação anualmente. “Conseguir a Bandeira Azul é dificílimo, mas mantê-la é mais ainda. A parte da educação é a mais importante”, afirma o secretário.

Nota do Blog:  Aos desavisados de plantão e que também já foi motivo de um artigo publicado no Blog, Guarujá possui porto com movimentação de 90 mil caminhões mês ou 3 mil caminhões dia . Não há invasão de espaço. Porque há controles, fiscalização e ordenamento do que é área portuária e área de lazer e turismo. Basta querer e ter vontade.

Um comentário:

  1. Orgulho?? Orgulho por quê? Quais foram os 32 requisitos exigidos que foram cumpridos? Balneabilidade? Isso é virtude? Isso é o mínimo. Quais são os demais requisitos?

    ResponderExcluir