domingo, 19 de dezembro de 2010

Mesmice

Antenor Pereira Giovannini (*)

Pela primeira vez experimento ser comerciante em um domingo antes do Natal.

Sempre estive do outro lado e nesse ano em função da loja de doces me vejo junto com os funcionários na expectativa que o fato de trabalhar num dia de descanso não somente aumente as vendas, mas principalmente atenda ao público que não consegue fazer suas compras durante a semana.

Doce ilusão. O sentimento de outros anos estando do outro lado permanece o mesmo. Nada muda quando temos uma cidade onde cada um pensa e age sozinho. Não há atrativos para que alguém saia de casa em um domingo e se dirija ao centro comercial.

Não falo pelo fato de que na loja as vendas foram fracas, isso já era previsivel, afinal nosso comércio não é de presentes ou de brinquedos que são os fatores fortes nessa época, porém, as ruas vazias, com pouco movimento demonstram exatamente que o desinteresse é grande.

Não se pode culpar apenas a falta de dinheiro circulante mas, também a mesmice que se observa a cada ano.

Não se projeta algo que atraia, não é feita uma proposta de união do comércio para embelezamento das ruas,e que essas ruas do centro tenham o transito fechado para que circulem apenas pedestres para que vejam as vitrines, que haja disputas entre as lojas para melhores vitrines, para que se tenha sorteio de prêmios atrativos para aquele que comprar em qualquer loja e qualquer produto, não há uma parceria com a Prefeitura e esta com as empresas de ônibus para que se tenha mais veículos circulando aos domingos, principalmente, e a um custo baixo, que através de sons instalados pela cidade possa de hora em hora anunciar os mais variados descontos em cada loja, fazendo com quem o público aguarde o anuncio para correr de uma loja para outra loja e usufruir desses descontos.Enfim, há outras tantas idéias mas, necessita de vontade em executá-las.

São experiências observadas em outras cidades que resultam em bons resultados principalmente ao público que além de se divertir ainda procura nessas correrias encontrar um presente por um preço atrativo.

Porém, o que se observa aqui em Santarém é uma mesmice irritante.

Hoje, domingo o comércio anuncia que irá funcionar mas, se os funcionários chegam atrasados por falta de ônibus em seus bairros, qual o atrativo para que o consumidor saia de casa e fique no ponto de ônibus 30/40 minutos esperando uma condução., e por onde se encontra o Doces Giovannini é fácil avaliar haja visto todos os ônibus que circulam em Santarém passam pela Praça do 3 Poderes, e hoje o movimento é pífio de ônibus.

Que no futuro se pense em mudar essa mesmice em prol de todos, comércio e consumidor.

(*) Aposentado e agora comerciante - morador em Santarém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário