segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O robô e a medicina

Médicos usam robô para operar câncer de pulmão
Folha de São Paulo

Tumores pequenos no tórax já podem ser retirados em cirurgia menos invasiva, feita com o auxílio de um robô.

Em vez de um corte de 15 cm no esterno (osso do peito) e nas costelas do paciente, como na cirurgia tradicional, o aparelho requer três incisões entre 2 cm e 3 cm.

O procedimento só é feito quando o tumor é localizado e diagnosticado precocemente. O nódulo não pode ter mais que 5 cm.

As primeiras cirurgias desse tipo na América Latina foram feitas no Hospital Israelita Albert Einstein por Ricardo Santos, coordenador do centro de cirurgia torácica minimamente invasiva.

A dona de casa Teresa Silva de Moraes, 71, foi submetida à técnica no dia 22 de ovembro, para tirar um nódulo do tórax. "Tinha o tamanho de uma azeitona", diz. A operação levou quatro horas. Dois dias depois, teve alta.

O mecânico de manutenção Celso Wille, 58, -que fumou por 40 anos e parou no dia da cirurgia- tirou um tumor do pulmão no mês passado. "Escolhi o método porque disseram que era menos dolorido que o tradicional."

O robô leva vantagem no tempo de recuperação, nos índices mais baixos de infecção e no menor desconforto pós-operatório."A alta é antecipada em quatro dias. Em até três semanas, a pessoa volta às atividades", diz o cirurgião Ricardo Santos. Na operação convencional, a recuperação leva um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário