quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Agroecologia

Tamarindo
Pequeno produtor investe em agroecologia

A produção agrícola no município de Chapada dos Guimarães (MT) surpreende pela diversidade e resultados positivos.
Desde a plantação de hortifrutigrangeiros, piscicultura, pecuária de corte e de leite, até a recentemente aposta em sistemas agroflorestais associados ao plantios de orgânicos na recuperação de áreas degradadas.

O objetivo é produzir alimentos mais saudáveis, uma agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.

De acordo com o produtor Eloir Bernardon, trata-se de uma nova maneira do homem se relacionar com a natureza. Há há 24 anos Eloir e sua família deixaram o Vale do Paraíba, em São Paulo, em busca de qualidade d e vida.
O lugar escolhido foi Chapada dos Guimarães, no Vale do Jamacá, onde passou a cultivar frutas, legumes e hortaliças, sempre com técnicas ecologicamente corretas. Em 2003, depois de participar de um curso sobre agrofloresta, em Piraí do Norte, na Bahia, com o agricultor e pesquisador Ernest Gotsch, conheceu novas técnicas de produção sustentável e passou a investir neste novo modelo.

Visitou oito estados diferentes para ver de perto como cada produtor trabalha o sistema agroecológico. Resolveu instalar em sua propriedade um canteiro de 20 metros de comprimento por um metro de largura com diversas plantas frutíferas e florestais, entre elas abacaxi, pupunha, tamarindo, leucena, aroeira, copaíba, algodão, uvaia, inhame, mandioca, cará.

O produtor acredita que seu novo investimento realmente se consolidou e explica que nesse sistema agroflorestal o espaço entre as plantas é pequeno e a diversificação é grande. A intenção é fazer um berço de várias sementes, com 20 tipos diferentes de árvores para consumo ou comercialização.

O plantio neste sistema agroflorestal não utiliza agrotóxico e nenhum tipo de adubação. Segundo o produtor, na lateral do canteiro são cultivadas gramíneas e outras sementes que servem para proteger e também adubar.

O técnico agrícola da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Antônio Claret Fialho diz que em Chapada dos Guimarães os agricultores familiares também estão produzindo alimentos livres de agrotóxicos com sistemas agroflorestais e produção de condimentos, banana e cana-de-açúcar. Conforme ele, o sistema agroflorestal é a solução para a agricultura familiar mais limpa e sustentável e garante resultados positivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário