sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

É querer muito para Santarém????

Agricultura familiar ganha centro para comercializar produção no Ceasa no RJ

O ano de 2011 será um marco para a comercialização da produção da agricultura familiar no Estado. Está em fase de elaboração de licitação a construção do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar – Cecaf, na Ceasa/RJ (Centrais de Abastecimento do Rio de Janeiro), em Irajá.

A previsão é de que entre em funcionamento em novembro do próximo ano. Nesta quinta-feira (09-12), o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, acompanhado do presidente da Ceasa, Mário Domingues, visitou a área de 17 mil m², onde será instalada a moderna estrutura que atenderá ao setor.

De acordo com o secretário, os produtores familiares que atualmente comercializam seus produtos nos pavilhões 21, 30 e na cabeceira do pavilhão 11, daquele mercado, serão transferidos para o Cecaf, uma antiga reivindicação do segmento.

" Ali os agricultores familiares terão espaços para a comercialização dentro das normas da Defesa Sanitária, além de sala multiuso, para realização de reuniões de negócios, de cooperativas e eventos. Contará também com área destinada à floricultura e estacionamento. Além do conforto e a praticidade de reunir os pequenos produtores em um único espaço, o centro contribuirá para o aumento do volume de venda da produção familiar " explicou.

Segundo Christino Áureo, essa conquista é muito importante para o Rio de Janeiro, no momento em que a capital fluminense se prepara para receber grandes eventos mundiai s, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que vão exigir maior demanda por alimentos.
"Estamos criando uma estrutura de abastecimento capaz de dar suporte a esta nova realidade do estado ",acrescentou.

O Cecaf será construído com recursos de financiamento do governo do estado junto ao BNDES, no valor de R$ 21 milhões e 300 mil.
Localizado próximo ao 41º Batalhão da Polícia Militar, inaugurado em setembro último, também irá abrigar a administração da Ceasa.

Para Mário Domingues, o centro é considerado o mais moderno da América Latina e o maior investimento feito pela Ceasa desde sua inauguração, em 1974.
O Cecaf será construído em terreno antes ocupado pelo setor de caixotaria, transferido para outro local.
"O reordenamento da caixotaria já estava previsto desde a implantação do processo de revitalização do mercado, iniciado em 2007. Cadastramos as pessoas e investimos em infraestrutura para legalizar a área e a atividade de caixotaria dentro da Ceasa. Agora, cada trabalhador recebe o Termo de Permissão Remunerada de Uso – TPRU, para ocupar um espaço de 100 m²" finalizou.

Nota do Blog: É esse modelo que gostariamos que nosso futuros dirigente estaduais olhassem com carinho e focassem um projeto, senão tão grandioso como esse, mas similar com os mesmos objetivos para atendimento da agricultura familiar de uma região muito grande que é a nossa. Basta querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário