quarta-feira, 29 de maio de 2013

País da impunidade .... mais outra grande pizza ....

TJ-RS manda soltar 4 presos por incêndio da Boate Kiss  

Terra 

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) decidiu nesta quarta-feira, por decisão unânime, mandar soltar os sócios da Boate Kiss e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, presos desde o final de janeiro pelo incêndio que matou 242 pessoas em Santa Maria. O pedido de habeas-corpus havia sido feito somente pelo advogado Omar Obregon, que defende o vocalista da Banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, mas o relator do caso, desembargador Manuel José Martinez Lucas, não só atendeu a solicitação, como estendeu o benifício aos outros acusados presos: os sócios da Boate Kiss, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, e o produtor de palco da banda, Marcelo de Jesus dos Santos. 

Elissandro Spohr, o Kiko, foi solto nesta tarde da Penitenciária Estadual de Santa Maria. Ele estava preso desde o dia 28 de janeiro. 

Familiares das vítimas que acompanharam o julgamento ficaram revoltadas com a decisão de Lucas, que foi acompanhado em sua posição por outros dois magistrados. O presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Adherbal Ferreira, chorou e disse que “tem vergonha de ser brasileiro”. 

Um grupo de aproximadamente 40 familiares, que saíram cedo de Santa Maria em um ônibus para acompanhar os julgamentos em Porto Alegre, trancou o trânsito em frente ao Tribunal de Justiça, na avenida Borges de Medeiros, para protestar contra a decisão. Após o julgamento, o advogado de Kiko, Jader Marques, foi agredido com um tapa pela mãe de uma das vítimas. 

Em outro habeas-corpus julgado nesta tarde, o defensor teve negado um pedido ao que é chamado no direito de “inépcia da denúncia”. Marques entendia que a denúncia do Ministério Público não deveria ter sido recebida pelo Judiciário ou poderia ter sido recebida em parte. Esse pedido foi negado por unanimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário