terça-feira, 21 de maio de 2013

Esse é o Brasil Cultural de hoje

Tiago Biagi (*) 

Bom dia 


Ontem estava escaldo para comandar o policiamento do palco principal Julio Prestes da "Virada Cultural" ( não sei porque tem esse nome, mas tudo bem). 

O que pude ver foi a total degradação de nossos valores, onde cultura foi um termo que 90% dos presentes jamais saberá o que significa. 
Em meio a palcos de Música eletrônica, funk e rap, se amontoavam pessoas, na sua maioria adolescentes, praticamente em coma, em meio a bebidas e drogas. 
Agiam como se não houvesse limites ou leis. Resultado disso foram os índices de violência do evento, que claro, a responsabilidade cairá sobre a polícia e jamais sobre os pais que não exercem qualquer controle sobre os filhos. 
As cenas que vi, eu duvido que qualquer pai que tivesse um filho lá, o deixaria participar se também o visse. 

Mas para encerrar, em meio a barbárie total, dentro do que foi humanamente possível, devido a imensa multidão que tomou o centro da cidade, garantimos as segurança dos pessoas de bem, e quando eu passei a acreditar que não pudesse encontra qualquer resquício de cultura no evento, me deparei com uma cena inusitada, essa pessoa da foto foi barrado pelos seguranças ao tentar entra com seus músicos na Sala São Paulo para a realização de um concerto. 

Enquanto os Racionais MCs cantavam musicas que como é poético ser ladrão vida louca, nosso nobre maestro, irreconhecível pela massa alienada, foi barrado na entrada por um segurança qualquer que balançava a cabeça ao som do rap que tocava ao fundo. 

Tive a honra e a gratidão de determinar a abertura do portão de acesso e atravessar de maneira segura entre a massa do show nosso Maestro e seus músicos até a entrada da Sala São Paulo. 

Como seria lindo ver a orquestra que tocou escondida, atras de um palco de rap ter tocado neste mesmo palco no coração de São Paulo, aí sim acho que teríamos uma Virada Cultural. 

No final consegui ver um mínimo de cultura nessa virada com João Carlos Martins 

 (*) Policial militar da PM de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário