quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Prevenção reduz em até 9,4% os casos de câncer

Folha de São Paulo 

Ações de prevenção e combate ao câncer do colo do útero e de pulmão podem reduzir a incidência deles em 9,4% e 7,2% ao ano, respectivamente. 
2512g.jpg (725×400)É o que aponta um levantamento divulgado ontem pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Rio, quando foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. 

O maior percentual de redução do câncer do colo do útero foi detectado em Curitiba. 
Na cidade, a queda na taxa de mortalidade por causa da doença é de 7,9% ao ano. A detecção precoce do câncer é feita com o exame de Papanicolaou. 

Já o maior percentual de redução de câncer de pulmão em homens foi detectado em São Paulo. A diminuição na taxa de mortalidade na capital paulista é de 2,2% ao ano. A doença tem como principal causa o fumo. 

O levantamento foi feito em 11 municípios e considerou períodos diferentes de, no mínimo, oito anos, em cada um deles. As informações vão de 1988 a 2008. 
"Os tipos de câncer elencados na pesquisa têm como principal causa o estilo de vida dos pacientes e a prevenção e rapidez no diagnóstico são fundamentais", disse Marceli Santos, da divisão de vigilância em câncer do Inca. 

Ela afirmou que, com o documentos em mãos, os gestores de saúde poderão planejar as ações e até mesmo inverter lógicas de atendimento. "Pacientes com outros tipos de câncer poderão ter prioridade", disse. 

Para o diretor do centro de oncologia do hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Paulo Hoff, a pesquisa demonstra a necessidade de políticas distintas de saúde para atender as diferentes regiões. 
"As políticas do Sul têm que ser diferentes da do Norte ou Nordeste porque, além dos fatores carcinógenos, há as questões socioculturais que têm que ser levadas em consideração para um diagnóstico", disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário