domingo, 4 de novembro de 2012

Palmeiras, apenas colhendo o que plantou ...


10ANTENOR1.jpg (150×181)

Antenor Pereira Giovannini (*) 

Não precisa ser entendido em agricultura para saber que um produtor para ter uma boa colheita precisa preparar bem sua terra usando adubagem correta e de boa procedência, afora plantar na hora correta e com sementes certificadas e também de boa origem. O tempo contribuindo com sua indústria a céu aberto pode ter a certeza de uma boa para excelente colheita. 

Se o produtor for relaxado não usar adubo ou usar um falsificado, plantar errado e na hora errada, não usar sementes adequadas, o risco de perda total por falta de produtividade de sua lavoura se tornam imensas. 

E é isso que ocorre com o Palmeiras. Hoje ele apenas está colhendo o que plantou. 
Há quanto tempo rabiscamos da mediocridade do time. A mediocridade de sua diretoria e principalmente dos jogadores que pertencem ao elenco. Uma vergonha. 

Usando esse tipo de adubo para administrar a equipe e principalmente plantando errado e com sementes, que são os jogadores, de baixíssima qualidade, não haveria outro resultado. Queda para segunda divisão. 

Há muitas safras atrás vem ocorrendo isso. Mudaram os administradores da fazenda mas, continuaram usando mesmo adubo e principalmente plantando com sementes fracas e de baixíssimo poder de germinação. 
Não se pode reclamar apenas da campanha desse ano. 

Isso é reflexo de má gestão de muitas temporadas e de novo vai amargar a 2a. divisão e com a minha torcida. 

Alguém poderá dizer que raio de palmeirense sou eu que torço contra. 
A questão não é de torcer contra mas, de ser realista. 

Se o Palmeiras escapasse do rebaixamento tudo iria ficar na mesma coisa. Mesmos dirigentes, mesma comissão técnica e principalmente os mesmos ridículos e improdutivos jogadores. 

Com a queda cria-se pelo menos a expectativa de renovação, mudança geral, uma vassourada de cima até embaixo. Se isso irá ocorrer não se sabe, porém, é de se esperar que aconteça. E se iniciando por uma diretoria nova e se possível profissional e não dirigentes torcedores e corneteiros. Depois quem sabe uma nova parceira comercial e com isso pode-se trazer jogadores com mais qualidade.

Pior que um time desses é impossível. Jogadores muito ruins e de péssimo nível técnico. 

Posso exigir e querer porque tive o privilégio de ver esse time ganhar de 10 x 1 do América do Rio de Janeiro em um torneio Rio-São Paulo, no Pacaembu ao lado do meu falecido pai nas arquibancadas em um time que tinha: 

Oberdã Cattani no gol, Dema na lateral, Valdemar Fíume um senhor centro médio na época, e um ataque que tinha: Liminha, Ney, Humberto Tozzi, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues Tatu. 

Uns 4 anos se passaram e acompanhei a era Pelé chegar mas assisti o Palmeiras ser o único a enfrentar o Santos e vencê-lo com 
Valdir, Djalma Santos, Valdemar, Aldemar, e Geraldo Scotto, Zequinha e Chinesinho, Julinho Botelho, Nardo, Américo Murollo e Romeiro. 

Pouco anos depois surgia a Academia do "milongueiro" D. Ernesto Filpo Nunez que tinha Valdir, Djalma Santos, Valdemar, Djalma Dias e Ferrari, Dudu e Ademir da Guia, Julinho Botelho, Servilio, Tupãzinho e Rinaldo. Grandes jogos. 

Demorou mais um tempo mas veio o time com 
Leão, Eurico, Luiz Pereira, Alfredo e Zeca, Dudu e Ademir da Guia, Edú, Leivinha, César e Nei. Que timaço. 

Por bons 16 anos ficamos carentes, inclusive nesse meio tempo tivemos um time tão medíocre quanto o atual, com João Marcos no gol. Rosemiro, Darinta, Toninho Vanusa, Baroninho e outras coisas horrorosas que não caiu para segunda divisão do campeonato paulista graças a "ajuda" do Guarani colocando um jogador (Flamarion) sem condições de jogo e assim evitando a queda. Um time horroroso. 

Veio os anos da Parmalat e assim vivenciamos as glórias com:
Sérgio, Claudio, Antonio Carlos, Cléber e Roberto Carlos, César Sampaio, Mazinho e Zinho, Evair e Edmundo. No ano seguinte saiu Mazinho e entrou Edilson. 

Pouco tempo se passou e veio o time dos 100 gols com 
Veloso, Cafú, Sandro, Cléber e Junior, Galeano, Amaral,Rivaldo e Djalminha, Luizão e Muller. 

Muito pouco depois a conquista da libertadores com 
Velloso (Marcos), Arce, Junior Baiano, Cléber, e Junior, César Sampaio, Rogério, Alex e Zinho, Paulo Nunes e Oséias 

Daí por diante apenas vexames e participações pífias no Campeonato Brasileiro. 

Em 2002 caiu para segunda divisão com um time que tinha 
Sérgio; Arce, Alexandre, César e Rubens Cardoso (Leonardo Moura); Paulo Assunção, Flávio (Nenê), Juninho e Zinho; Muñoz e Itamar (Lopes). 

Agora comparem o time de 2002 com esse de 2012 : 
Bruno, Arthur, Mauricio Ramos, Henrique, Juninho (Leandro), Márcio Araújo (Correa), Marcos Assunção (João Vitor) Valdivia (Daniel Carvalho), Thiago Real (Patrick) Barcos (Maikon Leite), Luan (Mazinho). 

Estão de brincadeira. Dois times ruins e que mereceram o destino um que já teve e o outro que está tendo .  

Tem que cair e merece cair. Quem sabe criem vergonha em 2013 e montem uma equipe, um time de futebol e não um catado futebol clube ,

(*) Aposentado e agora morando em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário