sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O triste fim do meu querido Clube de Regatas Tietê

Despejo do clube Tietê deixa faculdade e escola sem luz 

Folha de São Paulo 

clube-de-regatas-tietê1.jpg (550×367)O despejo do tradicional Clube de Regatas Tietê, de 105 anos, deixou por volta de 1.700 estudantes sem aula pelo menos até segunda-feira. 

A escola de ensino fundamental Aldo Baroncelli, que é particular e tem 170 alunos, e a Faculdade Zumbi dos Palmares, com seus mais de 1.500 estudantes, estão sem luz e água. 

Oficiais de Justiça concluíram ontem a reintegração de posse do terreno do clube, pedida pela Prefeitura de São Paulo. O estabelecimento tem R$ 25 milhões em dívidas. 
Como a luz do local acabou sendo desligada, e as duas instituições de ensino funcionam na mesma área -e têm a mesma entrada de energia elétrica-, tudo ficou no escuro. 

A falta de água também está relacionada à ordem de despejo. A escola e a faculdade são abastecidas por meio de poços artesianos. A partir deles, bombas levam a água até as caixas d'água, que fazem a distribuição para todas as torneiras. 

Como o Clube de Regatas Tietê está extinto, a empresa dona das bombas está retirando os equipamentos do local. Ela ainda quer receber uma dívida de quase R$ 5 mil. 
Ontem, a questão da água foi parcialmente resolvida com o abastecimento por meio de caminhões-pipa. 

A solução para a falta de energia, porém, deve demorar mais. "A saída agora é tentar operar com um gerador, pelo menos até o fim do período letivo", diz Miriam Torres, diretora da escola infantil. "A prefeitura é que deveria ter se responsabilizado por isso. Afinal, foi ela quem criou esse problema. Nunca faltou água ou luz aqui", afirma a diretora da escola. 

Criada pelo próprio Tietê, a Aldo Baroncelli existe há 55 anos. Hoje, o colégio é administrado por terceiros. Muitos sócios do clube estudaram na instituição. 

O reitor da Zumbi dos Palmares, José Vicente, diz que a direção da faculdade também tenta reverter o quanto antes a suspensão das aulas. Para Vicente, além do gerador, a solução pode passar pelo restabelecimento da energia do próprio clube. 

Tanto a Zumbi dos Palmares quanto a escola infantil estão garantidas no terreno do Tietê até 2013, segundo a determinação a Justiça. 

PROTESTO 
Enquanto a situação dos estudantes das duas instituições de ensino pode voltar ao normal na segunda-feira, caso a luz seja restabelecida, a de 40 crianças atletas é bem mais complicada. "Desde ontem suspendemos em definitivo as atividades aqui no clube", diz Antônio Carlos Navarenho, professor do departamento de ginástica artística do Tietê. 

 De acordo com ele, o caminho, agora, é tentar encontrar um outro local em que as crianças possam treinar. "Ficamos com todos os equipamentos. O que precisamos mesmo é de um espaço."

Nota do Blog: Um triste fim.  Meu falecido pai foi remador do Tietê e competia remando no hoje mais do que poluído rio Tietê. Fui sócio por mais de 25 anos desde meus 7 anos de idade e inclusive meus filhos César e Claudia fizeram a escola básica no Tietê e usufruíam de toda estrutura do clube. Tempos bons . A pelada de domingo até as 11,00 horas virou uma mania por pelo menos uns 3 anos . Triste fim a situação financeira ter chegado nesses patamares e a Prefeitura não ter prorrogado a concessão. 

Um comentário:

  1. Fui um dos donos da lanchonete e sauna do clube nos anos 90.
    O fim do clube é uma grande perda para nós.

    ResponderExcluir