segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"O Artista"

Eleito melhor filme, "O Artista" é principal vencedor do Oscar

Folha de São Paulo

A produção francesa "O Artista", de Michel Hazanavicius, levou a estatueta de melhor filme e tornou-se o grande vencedor da 84ª edição do Oscar --das dez indicações, levou cinco prêmios: melhor filme, ator, direção, figurino e trilha sonora

O prêmio foi entregue por Tom Cruise e o primeiro discurso foi do produtor Thomas Langmann, que agradeceu a todos "do fundo do coração", enquanto o cachorrinho Uggie, que até então não havia sido convidado para o Oscar, subiu ao palco depois de aparecer no telão. O diretor Michel Hazanavicius falou em seguida, agradecendo três vezes ao cineasta Billy Wilder (1906 - 2002).

Favorito ao Oscar com 11 categorias, inclusive a de melhor filme, "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese, também ganhou cinco prêmios, mas todos técnicos: fotografia, direção de arte, mixagem, edição de som e efeitos visuais.

Também competiram os filmes "Os Descendentes", "Tão Forte e Tão Perto", "Histórias Cruzadas", "Meia-Noite em Paris", "O Homem que Mudou o Jogo", "A Árvore da Vida" e "Cavalo de Guerra".

Um dos mais aclamados da temporada, "O Artista" dominou o Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente, levou o prêmio do Sindicato dos Produtores, o Goya de melhor filme europeu, o Bafta de melhor filme e o Globo de Ouro de melhor comédia.

"O Artista", que se passa na Hollywood dos anos 20, conta a história de George Valetin (Jean Dujardin), um astro do cinema mudo que se recusa a participar de produções faladas. Ele acaba se apaixonando por Peppy Miller (Bérénice Bejo), nova musa do cinema falado.

Nenhum filme francês recebeu tantas indicações nem concorreu a uma estatueta de melhor filme desde a criação do Oscar.

Na história recente, os filmes franceses que receberam mais de uma indicação são raros: "Camille Claudel", indicado duas vezes em 1990, "Cyrano de Bergerac" (cinco vezes em 1991), "Indochina" (duas vezes em 1993), "O fabuloso destino de Amélie Poulain" (cinco vezes em 2001) e "A voz do coração" (duas vezes em 2005).

Jean Dujardin
ATOR
O ator francês Jean Dujardin, 39, confirmou o favoritismo ao ganhar a estatueta de melhor ator no Oscar por seu papel em "O Artista". É o quarto prêmio do aclamado longa-metragem, que concorre em dez categorias.

O prêmio foi apresentado por Natalie Portman, que venceu o Oscar de melhor atriz no ano passado por sua atuação em "Cisne Negro".

"Eu amo o seu país", suspirou Dujardin no início de seu discurso, que terminou com gritos de "merci, merci!" e "fuck! this shit is crazy!".

No filme mudo e em preto e branco de Michel Hazanavicius, Dujardin vive o astro de cinema mudo George Valentin, que se recusa a participar de produções faladas. Quem o ajuda é a musa Peppy Miller (Bérénice Bejo).

O ator francês enfrentou na categoria Demián Bichir, de "A Better Life", George Clooney, de "Os Descendentes", Gary Oldman, de "O Espião que Sabia Demais" e Brad Pitt, de "O Homem que Mudou o Jogo".

Dujardin também levou o Spirit Awards, o Globo de Ouro e o Bafta por sua atuação em "O Artista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário