terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval sem campeão

Antenor Pereira Giovannini (*)

Terminou em pancadaria a apuração dos votos para se saber qual a escola de samba seria campeã do Carnaval de 2012 em São Paulo.

Pouco antes dos juízes concederem os votos dos dois últimos quesitos, dois bandidos invadiram a área de apuração, sendo que um tomou os votos de um dos juízes e rasgou enquanto o outro promovia desordem, quebra-quebra e isso causou um grande rebuliço e que por pouco não virou uma tragédia, graças à ação rápida da Policia Militar e Civil.

Os dois valentões foram presos e alegaram ao delegado que se sentiram prejudicados e por isso as atitudes. Pura idiotice!

Mas, de algum tempo esse clima de guerra na apuração dos votos em São Paulo se deve à presença de torcidas organizadas de clubes de futebol misturados às escolas de samba. A partir do momento que foi permitido que torcida organizadas se transformassem em participantes de desfiles carnavalescos como uma escola de samba, essa guerra só tem aumentado. Se antes era apenas a torcida do Corinthians com os Gaviões da Fiel, depois de algum tempo a Mancha Verde do Palmeiras se incorporou a essa time de escolas, para nesse último ano a Dragões da Independente do São Paulo FC também fazer parte.

Isso traz um clima de hostilidade levado dos campos de futebol para a avenida e por mais que se façam acordos, torna-se impossível controlar a todos os integrantes. Sempre há um mais valentão que promove tumulto e confusão.

Foi o que ocorreu nessa terça-feira.

Está mais do que na hora de separar o joio do trigo e colocarem tais “agremiações” em outro patamar e não permitirem suas participações em eventos que gerem disputas. Ou então, radicalizarem, que caso ocorram fatos como os de hoje, a agremiação deva ser sumariamente eliminada.

Fato que deveria também ocorrer no futebol brasileiro . O clube ser punido com severidade por ações cometidas por suas torcidas. Doa a quem doer. 
Mas, isso já seria utopia .

(*) Aposentado e morador em Santarém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário