domingo, 26 de junho de 2011

Que País é esse?

Antenor Pereira Giovannini (*)

O cantor , compositor e lider do conjunto Legião Urbana, Renato Russo que faleceu em 1996 , compôs em 1987 um música chamada “Que País é esse”. Isto ocorreu há 24 anos atrás.
Uma letra que fala em sujeiras para todo o lado desde as favelas até o senado e que ninguém respeita a constituição.. 24 anos atrás.

Se olharmos os dias de hoje o que assistimos:
- um ex-ministro suspeito de enriquecimento ilícito e que não conseguiu explicar de forma transparente como obteve um astronômico aumento em seu patrimônio em tão pouco tempo, sem mesmo se dar ao luxo de mencionar de quem ele recebeu pelos serviços prestados de assessoria, o que aliás, coloca mais pimenta na história, porque cabe a pergunta a quem pagou que tipo de assessoria receberam para desembolsarem tamanho valor? Pior ainda foi a blindagem realizada pelo próprio governo, como querendo literalmente jogar a sujeira para debaixo do tapete, quando deveria ser o primeiro a exigir transparência e lisura de seus servidores. A Receita Federal sempre tão preocupada com a falta de informação na declaração de um simples funcionário de uma empresa privada que tem seu desconto direto na fonte , mas que no caso de um político de cargo importente simplesmente , aceitou o seu instântaneo enriquecimento pelo fato dos impostos terem sido pagos.

- que ainda nesse mesmo assunto, em um País sério, seu cargo seria disponibilizado seja por vontade própria ou tomado pelo poder maior sem qualquer ressentimento, ao passo que por aqui , nossa comandante ainda precisou ouvir seu antecessor e que indicou tal Ministro, para uma tomada de decisão, numa demonstração mais do que flagrante que tal autonomia e poder de decisão que qualquer Chefe de Estado deveria ter, fraquejou.

- um contingente de policiais do Corpo de Bombeiros de um Estado que até bem pouco tempo foram galgados a condição de heróis pelos inumeros resgates que obtiveram numa tragédia desproporcional com a queda de barreiras soterrando cidades inteiras, para que meses depois sejam taxados de bandidos e miliantes pelo fato de reinvidicarem melhores salários haja visto seus soldos serem um dos menores do País , afora falta de equipamentos como mostrado em reportagem televisiva, em contradição ao exposto pelo governador bufão, que se preocupa em filosofar nas respostas à admitir sua incapacidade em gerenciar uma situação que se mostra clara necessidade de sobrevivência de uma tropa.

- um presidente do Senado ao reinaugurar uma ala com exposição dos fatos mais marcantes do País com a participação direta daquela casa, deliberadamente manda retirar da exposição fotos de um recente impeachement envolvendo um Presidente da República, numa demonstração de poder do povo ao retirá-lo sem violência., sob argumento que aquilo tinha sido “Um equívoco” chamando toda uma Nação de idiota por ter apoiado esse movimento. Mesmo reconsiderando e retornando com a exposição, muito mais pela pressão do que pela própria vontade, fica exposto o que esses politicos atuais pensam dos outros, principalmente quando as cadeiras são mudadas aos seus interesses pessoais. De inimigo vira amigo muito rápido.

- um Ministério que gasta R$ 3 milhões de reais numa cartilha propagando a homosexualidade entre os alunos como se isso fizesse parte de suas atribuições, quando há outros inúmeros problemas enraizados há anos na area educacional que não conseguem ser resolvidos a contento em suas melhorias, para que se gaste fortunas com algo totalmente ilegítimo e sem propósito.

- do mesmo Ministério observar que falar e escrever Português errado pode fazer parte do contexto desde que as pessoas entendam o real significado, para que não se caracterize o chamado “preconceito de linguística”.

- um ex-Presidente que assume sua incompetência no combate ao tráfico e por isso endossa a liberação da maconha como forma de cerceamento do tráfico tal qual a liberação em alguns países da Europa, como se tivessemos a mesma cultura e principalmente lastro financeiro . – “Cadê seu filho?!” pode perguntar alguém. “Está puxando um baseadinho na loja da esquina!!” . Talvez alguns anos atrás a maconha era o topo das drogas, mas nos dias atuais na escola da hieraquia ela é o jardim de infância para abertura de outros “cursos” mais pesados.

- que em coisas infinitamente menos importantes, porém que fazem parte do social do povo, que é futebol profissional , dirigentes incompetentes e desqualificados para os cargos que ocupam e que delapidam os cofres dos clubes com ações megalomaniacas causando rombos homéricos em seus balanços e que mesmo assim são privilegiados pelo governo federal com loterias, titulos de capitalização com objetivo de minimizar tais rombos sendo que a maioria deles são dívidas junto aos orgãos municipais, estaduais e federais. Chega-se ao ponto de isentarem impostos na casa de R$ 400 milhões de reais, para permitirem a construção de um estádio de futebol para Copa do mundo, como se esse dinheiro não fosse de extrema valia principalmente para saúde e educação .

- que em breve as leis penais sofrerão modificações em razão do alto número de detentos amontoados em prisões com capacidade limitada e dessa forma muitos poderão ganhar liberdade por estarem enquadrados em crimes ditos de penas leves: pequenos furtos, formação de quadrilha e por aí afora. Os apenados terão que conceder alguma forma de pagamento e assim ficarem livres da cadeia. Ou seja, pequenos crimes compensam porque não haverá detenções, talvez o castigo seja a doação de cestas básicas ....

- que a cada dia nossa mídia em geral aponta casos de corrupções pelo péssimo uso do dinheiro público em vários municipios do País , inclusive com prisões de secretários, vereadores, e até prefeitos, sem que haja qualquer nóticia de onde está o dinheiro desviado e de que forma ele retornará aos cofres públicos, demonstrando a possibilidade de ficar o dito pelo não dito, tornando evidente que dessa forma tudo pode virar uma grande e enorme pizza.

Em resumo, faltariam páginas para expor todas as safadezas que surgem a cada momento, fazendo com que esse povo que mesmo acompanhando e sofrendo na pele todas elas, ainda busca de forma tenaz e comprometida seus anseios e vontades , alheios a essa baderna e vergonha.

Renato Russo, apesar da sua “Que País é esse “ ter completado 24 anos , com certeza ela continua lider nas paradas e sendo lembrada diariamente às custas dos nossos administradores.

(*) Aposentado e agora comerciante morador em Santarém (PA) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário