segunda-feira, 20 de junho de 2011

A farra do boi

TCU aponta descontrole em benefícios fiscais do governo

Folha de São Paulo
Auditorias do TCU (Tribunal de Contas da União) apontam que os benefícios fiscais oferecidos pelo governo cresceram sem controle adequado em 2010, informa reportagem desta segunda-feira na Folha de São Paulo.

Ao todo, os cofres do Tesouro Nacional deixaram de receber R$ 144 bilhões no ano passado em receitas tributárias, previdenciárias e financeiras, segundo dados do Poder Executivo analisados pelo tribunal.

As renúncias fiscais são oficialmente explicadas pela necessidade de estimular setores da produção nacional, reduzir desigualdades regionais ou favorecer segmentos sociais mais vulneráveis.

Embora não haja informações completas, os dados tributários e previdenciários mostram alta acima da taxa de crescimento da economia dos incentivos nos últimos quatro anos.

Enquanto o governo Lula estabelecia como prioridade a aceleração do crescimento da economia, a renúncia de receitas do Tesouro e da Previdência aumentou 32% acima da inflação entre 2006 e 2010 e passou de 3,3% para 3,4% do PIB.

Nota do Blog: Com govêrno assistencialista como o nosso não há como não fugir disso. Para atender a demanda da esmola de algum lugar tem que sair o dinheiro. Apenas R$ 144 bilhões. Dinheiro de troco que se imagina daria para atender um grande número de ministérios, secretárias principalmente educação e saúde. Pior que se sabe que esse assistencialismo deve continuar com objetivo de concessões para aceleração de obras para Copa do Mundo e Olimpíadas, obras de muita importância ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário