sábado, 25 de junho de 2011

Falta de interesse

“Em terra de cego quem tem olho é rei”, diz o ditado. Normalmente quando se tem interesse em atingir patamares, objetivos corre-se atrás como se fosse à última oportunidade. Assim nascem os vencedores.

Aqui na nossa região quanto mais alheios, quanto mais cegos às coisas que ocorrem ao redor é melhor. E principalmente quando se fala em agricultura. Existe um discurso generalizado a respeito de agricultura familiar. Defensores sob todos os pontos principalmente contrários à agricultura mecanizada que é vista como um câncer, algo pegajoso que precisa ser eliminado, extirpado a qualquer custo.

Porém, o que se nota é que nada ou quase nada fazem para melhoria da agricultura familiar. O abandono persiste e as perspectivas de melhora são utópicas.
O melhor exemplo é nossa diversidade de frutas e verduras. A mesmice impera seja no Mercado seja nos supermercados. Nada diferente. Nem alface lisa quase não se encontra que é um básico de uma horta. Imagine outras leguminosas. E as que se encontram a maioria são oriundas de São Paulo.

Através do blog temos apontado uma série de Congressos, Feiras, Simpósios sobre os mais variados tipos de produtos que poderiam ser explorados em nossa região e dessa forma, alçarem vôos maiores em termos de geração de renda e empregos.

Fica a pergunta: Alguém participa? Alguém responsável pela nossa Agricultura tem interesse em participar ou mesmo indicar alguém que possa quando muito aprender com conhecimentos através de experiências de outros locais, com outras pessoas?

Doce ilusão. Quanto menos trabalho tiver, melhor fica. O interesse é tão somente político. Ocorre que política não enche barriga, não gera renda (a não ser para os próprios) e muito menos empregos (a não ser para os próprios).

Apenas para relembrar recentemente tivemos:
- Congresso Mundial de Aqüicultura realizado em Natal
- Feira Internacional de Fruticultura em Mossoró
E teremos em breve
- Feira Brasileira de Mandioca em Maceió
- Simpósio Internacional sobre a banana em Salvador – Bahia

Dizer o que? Fazer o que? As oportunidades existem basta apenas ter interesse em participar, aprender e trazer para região resultados práticos para que muitos possam ser beneficiados.

Por isso, em muitas regiões infinitamente menores que Santarém, quem tem olho é rei. 

Rabiscos do Antenor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário