terça-feira, 16 de setembro de 2014

Fundador do Habib's dá 7 dicas para ter sucesso no ramo de alimentação

UOL 

Ter um produto de qualidade com preço acessível sempre foi a filosofia do fundador do Habib's, Alberto Saraiva, 61. Por ano, são vendidos 680 milhões de esfihas, carro-chefe do negócio, nas 430 lojas que a rede de culinária árabe possui em todo o país, segundo a empresa. 

Em 2013, o Habib's ultrapassou R$ 1 bilhão em faturamento e entrou para o seleto grupo de franquias com receita bilionária. Com o sucesso da empresa, outras marcas vieram, como o Ragazzo (comida italiana), Box 30 (salgados) e Picanha Grill (churrascaria). 
As três juntas somam 70 lojas. 

Formado em medicina, Saraiva diz que já foi dono de padaria, pastelaria, pizzaria até que, em 1988, abriu a primeira unidade do restaurante árabe, em São Paulo. 

"Todos os meus negócios anteriores tinham filas na porta e, por isso, despertaram o interesse de outros empresários em comprá-los. O segredo sempre foi um bom ponto comercial", afirma. 

Em entrevista ao UOL, Saraiva deu sete dicas para empresários terem sucesso no setor de alimentação. Veja abaixo: 

Fundador do Habib's dá dicas para ter negócio de sucesso 

1 Cozinhar bem não é o bastante Saber cozinhar é apenas um dos requisitos para ter um negócio no ramo de alimentação. É preciso visão de negócio, estratégia e planejamento para que a empresa tenha mais chances de prosperar. "Mais do que um cozinheiro, o empresário precisa ser um comerciante, a pessoa que sabe vender o produto", diz Saraiva 

2 Instale-se em áreas com menos concorrência Para o fundador do Habib's, vender hambúrguer em um local onde haja lojas de McDonald's, Bob's e Burguer King próximas é "suicídio". A melhor estratégia é procurar áreas não dominadas por grandes concorrentes. "Estar perto de uma grande rede faz de você uma opção em um local onde há público, mas não tente começar onde todas já estão há tempos", afirma 

3 Tenha um produto chamariz Assim como a esfiha é destaque no Habib's, as empresas devem ter um produto que chame atenção e no qual elas sejam especialistas, segundo Saraiva. Esse produto, por sua qualidade ou características únicas, será o chamariz do negócio que atrairá a maior parcela do público 

4 Se puder baratear o chamariz, melhor De acordo com Saraiva, quando a empresa tem um produto de destaque é possível barateá-lo fazendo compras em maior escala e negociando descontos com fornecedores. Isso vai atrair ainda mais gente. 
No entanto, o empresário precisa oferecer produtos complementares que façam o cliente gastar mais 

5 Preze pela higiene do ambiente A limpeza de um restaurante é um dos aspectos mais percebidos pelo cliente, segundo o fundador do Habib's, e deve estar em todo lugar, incluindo os banheiros. "Se lá, onde todos têm acesso, estiver imundo, a cozinha, onde o público não pode ver, tende a ser pior. O cliente não volta se ele notar que o ambiente é sujo", diz 

6 Seja atencioso e cordial com o cliente Devido à forte concorrência no ramo de alimentação, Saraiva diz que o atendimento ao cliente é uma forma de se diferenciar no mercado. Segundo ele, o público gosta de ser tratado com cordialidade e atenção. 
"Na primeira loja, eu sabia o nome da maioria dos meus clientes e fazia questão de recebê-los na porta", afirma 

7 Esteja disposto a trabalhar aos fins de semana Ter um negócio no ramo de alimentação significa trabalhar enquanto a maioria se diverte e isso inclui os finais de semana. 
Para Saraiva, o empreendedor da área precisa estar disposto a trabalhar em horários incomuns. "Grande parte do sucesso está ligada ao empenho do empresário e sua autoconfiança", diz

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