quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Bye, bye Felipe

Ferrari confirma Kimi Raikkonen para lugar de Felipe Massa em 2014  

Globo Esporte.Com 

Um dia após Felipe Massa anunciar que não defenderá as cores da Ferrari no ano que vem, o time mais tradicional da Fórmula 1 confirmou Kimi Raikkonen, atualmente na Lotus, como seu substituto. 
 
O finlandês, último piloto campeão pela equipe, será o companheiro de Fernando Alonso em 2014, algo que vinha sendo especulado pela imprensa europeia nas últimas semanas. 

Raikkonen foi piloto da Ferrari entre 2007 e 2009, sendo dispensado da equipe justamente para dar lugar ao espanhol. Companheiro de Massa no período em que fez parte da escuderia, Kimi voltará à velha casa na vaga deixada pelo brasileiro, titular da Ferrari por oito temporadas. O contrato é válido até o fim de 2015. 

O anúncio no comunicado oficial foi curto e frio como o "Homem de Gelo". Como o título "Bem-vindo de volta, Kimi", eles escreveram: 

- Scuderia Ferrari anuncia que chegou a um acordo com Kimi Raikkonen. O finlandês se juntará a Fernando Alonso na dupla de pilotos para as duas próximas temporadas. 

Em seguida, a primeira manifestação foi do chefe do time, Stefano Domenicali. O dirigente fez questão de elogiar e agradecer os serviços de Felipe Massa e destacou o retorno do finlandês: 

- Quero agradecer ao Felipe, com todo o coração, em nome de nossos fãs ao redor do mundo, pelo extraordinário trabalho que ele tem feito para a equipe em todos esses anos. Estou contente em receber Kimi de volta à escuderia com a qual foi coroado campeão do mundo.

O interesse da Ferrari na contratação de Raikkonen foi uma das grandes surpresas do mercado da Fórmula 1 para a próxima temporada. Primeiro, por indicar uma mudança de perfil da escuderia. Enquanto nas últimas temporadas Felipe Massa cumpriu papel de escudeiro para Fernando Alonso, o finlandês chega a Maranello com “status” de estrela, pondo dúvidas à soberania do espanhol dentro do time. 

O que nem Kimi nem a equipe imaginavam é que ele seria também o último campeão pelo time até o momento. Nos anos que se seguiram, a Ferrari perdeu os duelos contra a McLaren de Lewis Hamilton em 2008 e a Brawn de Jenson Button no ano seguinte, antes de ver Sebastian Vettel e a RBR enfileirando títulos a partir de 2010. Seu retorno aponta dois caminhos: uma nova aposta em alguém que foi capaz de levar o número 1 para a equipe, e também uma maneira de pressionar Alonso e mostrar que os interesses do time estão acima de qualquer piloto. 

Nos últimos anos ampliou imensamente sua força política dentro do equipe, mas recentemente tem feito críticas que geraram mal-estar em Marananello. Se os dois se darão bem ou azedarão de vez o clima dentro da equipe, só o tempo dirá. 

O segundo ponto surpreendente na contratação de Kimi pela Ferrari foi exatamente a maneira pela qual ele deixou a equipe, que na época se preparava para receber Alonso. Com contrato ainda vigente, o finlandês foi dispensado e ficou recebendo salários ao longo de 2010, mesmo sem correr. Além disso, alguns desentendimentos do piloto com a direção do time causaram certo estranhamento nos últimos meses da relação, já que Raikkonen nunca se preocupou muito com os compromissos extra-pista, como entrevistas com a imprensa internacional e eventos com patrocinadores. 

Quando sua saída foi determinada, o próprio time já questionava internamente seu desempenho irregular, bem diferente de quando se tornou campeão. 

Finlandês é o último campeão pela Ferrari Contratado como o substituto de Michael Schumacher, que se aposentou pela primeira vez da F-1 ao fim de 2006, Kimi Raikkonen deixou a McLaren, onde foi duas vezes vice-campeão (uma contra Schumacher, outra contra Alonso), para se juntar aos italianos em 2007. 

E a primeira temporada dele pela equipe mostrou que a contratação havia sido acertada. Mas lá se vão quase seis anos desde que o finlandês cruzou a linha de chegada do GP do Brasil de 2007 como vencedor da prova, tornando-se, a partir daquele instante, o primeiro campeão mundial da Ferrari após a era Schumacher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário