segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Avicultura brasileira vai se recuperar em 2014

Avisite  

A produção de frangos de corte no Brasil vai recuperar 3% em 2014, em decorrência da redução dos custos de alimentação e as exportações mais altas, devido à desvalorização da moeda brasileira, afirma recente relatório do USDA. 

A única previsão negativa para o próximo ano é a desaceleração do crescimento do consumo interno, por conta do alto nível de endividamento dos consumidores brasileiros e da concorrência com a carne bovina e suína. 

Segundo o órgão, em 2013, a produção de frangos de corte, a previsão foi revisada para 12,7 milhões de toneladas, uma queda de quase 2% em relação ao previsto no início do ano. Isso é reflexo dos problemas enfrentados pelos produtores brasileiros como o altos custos de alimentação durante o primeiro trimestre do ano que acarretou na decisão de cortar a produção em 5% a 10%. 

Já o custo da produção de frangos em 2013 vai cair cerca de 15% em relação ao ano passado, enquanto o preço do produtor provavelmente vai recuperar cerca de 12% durante o mesmo período. Se isso se concretizar, esses preços irão contribuir para melhorar as margens de lucro no próximo ano. 

Em relação às exportações, as previsões do relatório do órgão americano apontam um aumento de 5% em 2014. Isso será devido à abertura de novos mercados como o México e a consolidação de outros destinos como a União Europeia , Egito, Nigéria e no Iraque. 

A notícia do site WorldPoultry ressalta que os exportadores brasileiros estão preocupados com alguns entraves comerciais como os da Rússia, Venezuela e África do Sul. 

O relatório ainda alerta para a abertura de painel na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a Indonésia, que está resistindo em abrir seu mercado para frangos de corte do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário