Não há quem nesse mundo nunca passou irritação em alguma agência bancária pelo péssimo atendimento que a grande maioria das agências comete contra seus usuários.
Aqui em Santarém não difere.
Para quem precisa usá-los é um sofrimento constante e o que é pior você se irrita, não adianta porque não resolve, e os responsáveis ficam inertes olhando aquelas filas enormes pessoas olhando para um lugar infinito aguardando para que a fila ande e demora. Podem colocar senhas, senhinhas, o que for. O problema é funcionário, é agilidade, é presteza e acima de tudo boa vontade. Ter vontade em atender o público.
A grande maioria dos funcionários de bancos deveria ter a coragem de largar os empregos e irem vender banana na estrada do que ficar no balcão, mal humorado, atendendo de má vontade.
Já expusemos nesse mesmo espaço e não custa repetir. Em Salvador, capital da Bahia, a prefeitura tem uma ferramenta excelente que vem sendo aplicada contra as instituições bancárias e esta tem procurado melhorar o atendimento. Trata-se da suspensão do alvará de funcionamento no caso de reincidência de reclamações junto ao PROCON pelo mau atendimento. Na primeira reclamação a agência bancária é notificada, na segunda há uma suspensão de três a cinco dias de funcionamento e havendo reincidência nas reclamações o alvará poderá ser cassado e agência ser obrigada a fechar as portas.
Seria uma excelente idéia para Santarém caso tivéssemos uma Câmara ativa e com vereadores interessados em trabalhar. Mas, se nem um Plano Diretor esse pessoal se preocupa, vai se preocupar com uma lei para atendimento bancário melhor aos usuários.
Doce ilusão. Fica apenas o desabafo.
Rabiscos do Antenor
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