sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Luto

Faleceu nesta manhã de sexta feira no Hospital da Unimed o fotógrafo de origem peruana, mas radicado há mais de 50 anos em Santarém, Alfonso Gimenez.

Pai de três filhas entre elas Rejeane Gimenez Oliveira esposa do amigo Miguel de Oliveira - Diretor Proprietário do Jornal O Estado do Tapajós.

Uma das primeiras pessoas que tive oportunidade de conhecer quando aqui cheguei a Santarém, tendo realizado inúmeros trabalhos fotográficos para ex-empresa.
Extremamente simpático e dono de tiradas hilárias num portunhol inigualável certamente nos traz saudades de um período raro em nossas vidas.
Há pouco tempo atrás o encontrei pelas ruas santarenas e tivemos oportunidade, mesmo que rapidamente, de trocar algumas reclamações a respeito de nossa cidade, principalmente pelo seu abandono por nossas autoridades.

E, lamentavelmente somos surpreendidos duplamente pela noticias de sua morte.
A noticia em si e o motivo que o levaram a óbito: dengue hemorrágica.
Isso mesmo. Meu amigo morreu de dengue hemorrágica que segundo a Defesa Civil que esteve em sua rua, nada foi encontrado, o que nos leva a certeza de que o foco encontra-se espalhado.

Sabemos que a população tem sua parcela de culpa pelo desleixo, pouco caso e principalmente falta de cultura em saber se comportar para evitar de todas as maneiras que esse mosquito se propague desde do nosso quintal.
Porém, não podemos esquecer-nos dos responsáveis pelo município.

A falta de um Plano Diretor para cidade tão cobrado e nele inserido um Código de Postura daria condições para que houvesse um combate sério e focado contra os proprietários de terrenos baldios que se proliferam desde o centro da cidade e seguem periferia afora, cheios de matos, lixos, sem muros e propiciando enormes condições para que esse mosquito cresça ,se fortaleça e se propague pela cidade essa epidemia que mata.

Meu amigo morreu em 12 horas. E não houve negligência médica.
Quantos mais precisam morrer para que nossas autoridades ajam de maneira séria, de forma eficaz e contundente e combata esse inimigo.

Pelo que soube no velório outras cinco pessoas, sendo quatro adultos e um criança, encontram-se hospitalizadas no HR com sintomas de dengue hemorrágica.

Alias um amigo nos confirma que outro grande problema é que não há vagas na UTI de nenhum hospital em Santarém. Ou seja, Santarém está doente,
Não somente na alma, mas também no corpo.

Caro Alfonso que Deus o acolha em sua glória e a família aceite nossas sinceras condolências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário