domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mercadão de Santarém

Hoje pela manhã acompanhei a Daniela em algumas compras no Mercadão de Santarém. Não há como não sair triste de um local que poderia ser nosso cartão de visita.

Primeiro porque é localizado na orla da cidade, segundo porque é espaçoso e tendo todas as condições de se tornar uma atração fazendo com que uma massa de consumidores fizesse do local um ponto turístico e não somente de compras de produtos alimentícios.
Uma desorganização aliado a uma coisa que jamais deveria ter: sujeira por todos os lados.

No meio delas aquele exército de pessoas em busca do seu ganha-pão oferecendo com galhardia, simpatia, tenacidade, desprendimento seus produtos.
Poderia ser muito diferente.

Barracas coloridas bem iluminadas e com produtos bem expostos, local arruado e separados por tipos de mercadorias, dando aquele visual que atrai o consumidor (quantos de nós não somos atraídos pelos olhos que atiça a gula). Nada no chão. Tudo limpo. Com petisqueiras separadas do local de vendas de produtos, quem sabe num mezanino . Banheiros bem limpos e higiênicos. Tudo coberto e nada aberto, evitando problemas com chuvas e poeira. Os barraqueiros identificados, uniformizados dando mais colorido ao ambiente.

E a atenção principal: Limpeza desde o portão de entrada até a sua saída. Estacionamento limpo e se possível explorado pela própria administração do Mercadão evitando-se que flanelinhas se atraquem em busca de um carro. Coisa profissional. 

Com certeza todos sairiam no lucro. Os expositores e vendedores teriam muito mais clientela, e a clientela que se sentiria muito mais satisfeita em se dirigir a um local com produtos de boa qualidade, com preços competitivos, amplo. E limpo.
Isso seria um desafio para administração municipal.Será que seria difícil ?

Mas, qual é. Isso é utopia de um velho aposentado que se entristece ao ouvir a história de uma vendedora de farinha de mandioca o que ela , o marido e a família precisam fazer para conseguirem duelar com todas essas dificuldades e obter o pão de cada dia .

Poderiam facilitar mas, o melhor é deixar assim mesmo e quem não estiver contente que freqüente outro lugar. 

Um comentário:

  1. Anônimo3/3/11 16:39

    Doce ilusão Antenor.
    Aquilo vai continuar daquele jeito e mais sujo ainda.
    Você ainda tem esperanças com o novo secretário de agricultura da cidade que alguma coisa irá mudar ... ah ah ah

    ResponderExcluir