sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Santarém e os filetes d'água

Entende-se que seja do conhecimento que a água possui uma grande força.
Mesmo os pequenos filetes sempre querem seguir seu curso e se algum obstáculo o impede ele fará com que seu caminho prossiga de alguma forma. Minando, se infiltrando, modificando seu rumo.
Em Santarém, devido à falta de saneamento básico todas as ruas possuem seus filetes. As de terra são absorvidos de alguma forma, porém, as asfaltadas percorrem seu caminho junto ao meio fio. Uns de forma mais largas e outros menores.
O que chama atenção é que obrigatoriamente em cada esquina deveria haver pelo menos uma boca de lobo ou bueiro para que esse filet pudesse ser absorvido . Na maioria delas inexiste. Em conseqüência, esses filetes aos chegarem às esquinas prosseguem seu curso e dependente do declive eles atravessam para o outro lado.
Com o trânsito ininterrupto não há asfalto que resista e em pouco tempo surgem pequenos buracos no meio das ruas que vão aumentando até se tornarem crateras que engolem a roda de um veículo.
Parece absurdo, mas, é a verdade.
Imagina-se que o responsável pelo setor de obras da cidade saiba disso e ao invés de tentar amenizar de alguma forma que os gastos do dinheiro público sejam usados num serviço único, opte por fazer de tempos em tempos operações tapa-buracos onde certamente há um novo gasto de dinheiro.
Uma triste realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário