quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O ápice da idiotice

Mais uma obra de Monteiro Lobato é alvo de denúncia por racismo 

UOL 

livro+negrinha+monteiro+lobato+isbn+8511180389+novo+sao+paulo+sp+brasil__4325F5_1.jpg (440×330)Depois de “Caçadas de Pedrinho”, outra obra do escritor Monteiro Lobato é alvo de denúncia. O livro de contos “Negrinha”, adquirido pelo MEC (Ministério da Educação) por meio do Programa Nacional Biblioteca na Escola, também foi considerado racista e sexista pelos mesmos autores da ação contra "Caçadas de Pedrinho", que pedem agora que a CGU (Controladoria Geral da União) investigue a aquisição da obra. 

A ação administrativa foi protocolada nesta terça-feira (25) e é assinada por Antonio Gomes da Costa Neto e Elzimar Maria Domingues, mestres em educação, e por Humberto Adami, advogado do Iara (Instituto de Advocacia Racial e Ambiental). 

A ação administrativa foi protocolada nesta terça-feira (25) e é assinada por Antonio Gomes da Costa Neto e Elzimar Maria Domingues, mestres em educação, e por Humberto Adami, advogado do Iara (Instituto de Advocacia Racial e Ambiental).

Nota do Blog: Eu e muitos colegas de classe quando estudei no primário também devemos sofrer sanções por sermos considerados racistas,  haja vista,  que todos lemos "Negrinha" como trabalho de aula ... Vão se catar e procurar o que fazer ... Quantas e quantas obras literárias esses cidadãos irão implicar porque certamente há alguma expressão que para os dias de hoje possa ser considerada racista, ofensiva ou coisa que o valha. Vão andar nas ruas, nos trens, nos ônibus e verificar o que realmente significa racismo onde milhares de pessoas sofrem esse tipo de preconceito, do que ficarem catando pelo em ovo... sde a obra foi adquirida de maneira ilícita é uma coisa, agora implicar com a obra de Monteiro Lobato é dose cavalar ...

Um comentário:

  1. Maria Cristhina - Descalvado - SPo26/9/12 13:16

    Sr Antenor concordo com o título desse artigo. É o ápice da idiotice. Como professora aposentada e já tendo lido e relido a obra de Monteiro Lobato e principalmente ter feito com que centenas de alunos estudassem Monteiro Lobato, me sinto ofendida com um bando de palhaços e pseudos educadores quererem intervir numa obra sob a ótica de que tenha ortografia preconceituosa ou coisa que o valha.
    Há milhares e milhares de fatos que passam no nosso dia a dia infinitamente muito mais preconceituoso do que palavras dirigidas a uma juventude escrita no século passado onde sequer havia qualquer intenção ou foco do autor em provocar qualquer ideia preconceituosa. Talvez esses senhores pseudo-educadores é que na realidade sejam os preconceituosos com uma obra como a de Monteiro Lobato. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir