segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Uma lição de futebol

Humberto Peron (*) para Folha de São Paulo

Tinha esperanças que o Santos poderia fazer uma boa partida contra o Barcelona. Inclusive escrevi aqui que o time brasileiro tinha chances de vencer o confronto. Mas, pelo que o time espanhol apresentou na final do Mundial de Clubes, a equipe comandada por Pep Guardiola é disparada o melhor do planeta.

O que o Barcelona fez contra o Santos deve ser chamado de uma aula de futebol.
Contra os brasileiros, a equipe catalã entrou em campo sabendo que era favorita e superior e se comportou como tal durante os 90 minutos, não dando chances ao adversário.
Venceu por 4 a 0, como poderia ter feito, pelo menos mais quatro gols, que não aconteceram graças às traves e ao goleiro Rafael - o melhor santista na partida.

Se assistir ao Barcelona na TV já gera um grande prazer para quem gosta do futebol bem jogado, quando se vê o time no estádio é possível realmente entender porque o Barcelona manda no futebol da Europa e Mundial atualmente.
É incrível a coordenação tática que a equipe tem. Todos os jogadores sabem muito bem o que é preciso fazer no gramado. O time está sempre em movimento, criando problemas para os adversários, mas seus jogadores não precisam correr muito em campo, porque o time está sempre compacto.

A movimentação constante faz com que qualquer jogador do Barcelona, quando recebe a bola, tenha no mínimo três ou quatro opções para passar a bola. Por isso, o time consegue trocar tantos passes e têm um volume de jogo inigualável.
Assim, como mutos toques, o time vai minando qualquer possibilidade do adversário, porque não há sistema defensivo que consiga ficar organizado sendo obrigado a correr, simultaneamente, atrás da bola e ainda cuidar da marcação dos jogadores.

A mesma movimentação que o Barcelona faz quando tem a posse de bola, ele realiza nos poucos momentos que o adversário tenta jogar. O time, além de saber atacar, tem o melhor sistema defensivo do planeta.
Consegue ter sempre vários jogadores pressionando o adversário. O time ocupa tão bem todos os setores do gramado que, quando está marcando, nenhum jogador do time catalão precisa dar carrinho ou chutão para tirar a bola dos adversários.

Também não se pode esquecer que o Barcelona só consegue ter sucesso e ser um time muito bem armado taticamente - inclusive com as inúmeras variações de formação -, pois conta com um elenco excepcional, com jogadores que sabem jogar em várias posições.
Por exemplo: se Messi está marcado, ele abre espaço para os seus companheiros de meio, como Xavi, Iniesta, Fabregas, que sabem muito bem como meias bem avançados que entram na área para finalizar.

O Barcelona é um time tão balanceado, que as jogadas acontecem com a mesma intensidade tanto pelo lado direito, que nos chama atenção graças aos avanços de Daniel Alves, quanto pelo esquerdo.

Nunca existiu time invencível, mas o atual Barcelona é o que mais se aproxima disso.

Até a próxima.

(*) Jornalista esportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário