domingo, 25 de dezembro de 2011

A Felicidade

Padre Sidney Augusto Canto (*)

Um dia, Deus e os anjos se reuniram e decidiram criar um homem e uma mulher. Planejaram criá-los à sua imagem e semelhança. Então, um deles disse:
- Esperem! Se vamos criá-los à nossa imagem e semelhança, irão ter um corpo igual ao nosso, força e inteligência igual a nossa! Devemos pensar em algo que os diferencie de nós, senão estaríamos criando novos deuses. Devemos tirar-lhes algo, mas o que poderíamos tirar?
Depois de muito pensarem, chegaram à conclusão que deveriam tirar-lhes a FELICIDADE, mas o problema era onde escondê-la para que nunca a encontrasse. Então começaram a discutir...
-Vamos escondê-la na montanha mais alta da Terra!
- Não te recordas que demos força a eles? Alguém conseguirá subir até o topo desta montanha e saberão onde ela está.
- Então vamos escondê-la no fundo do mar!
- Também não seria um bom lugar, pois lhes demos inteligência e alguém certamente vai criar alguma máquina que os fará submergir e encontrá-la.
- Quem sabe, possamos escondê-la em um planeta bem distante!
- Também não seria eficaz, pois lhes demos a curiosidade, portanto, irão querer ultrapassar limites e logo criarão algo para voar pelo espaço e certamente a encontrarão.
Depois de muito discutirem e não chegarem a nenhuma conclusão, o único anjo que não havia falado pediu a palavra e disse:
- Creio que sei onde poderemos colocar a FELICIDADE em um lugar que eles nunca descobrirão!
Todos ficaram espantados e lhe perguntaram...
- Então nos diga, onde?
E ele respondeu:
- Colocaremos a FELICIDADE dentro deles, pois estarão tão preocupados buscando-a fora, que nunca a descobrirão.
Todos ficaram de acordo e desde então tem sido assim: O HOMEM PASSA A VIDA TODA BUSCANDO A FELICIDADE SEM SABER QUE A TRAZ CONSIGO.
“Aonde estiver o teu tesouro, ai estará o teu coração!” (Jesus Cristo).

Entra ano, sai ano, e muitas pessoas ainda estão em busca da felicidade. Ficam procurando em aventuras, em riquezas, em poder e ter, no ser e no prazer... Todas essas coisas, por mais bonitas ou atraentes que sejam, não trazem em si a felicidade que tanto buscamos.

A verdadeira felicidade está em ajudar o próximo a ser feliz. Somente buscando a felicidade dos outros é que encontraremos a nossa. Ou você não fica feliz quando as pessoas que lhe cercam irradiam esta felicidade e partilham-na com você?

Que nossa busca pela felicidade seja uma busca interior da realização do projeto de Deus para o ser humano. Fomos criados para a Felicidade Eterna, para o Reino Eterno... Para isso é preciso CONVERSÃO, uma reflexão interior que nos faça mudar nosso jeito de olhar o mundo em que vivemos e agir com mais caridade para com o próximo.

Pense e reflita!
(*) Sacerdote santareno e foi ordenado presbítero no dia 28 de dezembro de 2001. É membro da Academia de Letras e Artes de Santarém, como escritor e pesquisador da história da sua Diocese já tendo dois livros publicados e outros dois inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário