terça-feira, 20 de julho de 2010

Isso que é "especulation" ...

Negociador misterioso compra o cacau de toda a Europa

Apelidado na mídia britânica de Willy Wonka ou Choc Finger, especulador levou o preço da semente de cacau para seu maior valor desde 1977. Na tarde de sexta-feira, um único negócio na Bolsa Internacional de Opções e Futuros de Londres (Liffe) fez sumir, em um segundo, todo o cacau que produziria o futuro chocolate da Europa.

Um comprador misterioso levou para casa nada menos que 241 mil toneladas de sementes de cacau, toda a oferta da commodity no continente. É matéria-prima suficiente para 5,3 bilhões de barras de chocolate. O resultado chegou à fronteira do caos generalizado: os preços das sementes subiram ao maior valor desde 1977 no continente, e os britânicos, com suas barras de doce favoritas ameaçadas, passam o final de semana envolvidos em rumores e intrigas.

Apelidado na imprensa de Willy Wonka e Choc Finger, o comprador teve sua identidade especulada. Quem iria querer carregar quase cinco Titanics com cacau e levar para casa?
O negócio foi fechado numa bolsa de futuros por 658 milhões de dólares, e daria ao comerciante o direito de comprar as sementes a um determinado preço no futuro, mas, em movimento fora do comum para esses contratos, o comprador pediu a entrega física imediata da mercadoria. Analistas descartaram logo de início a compra por empresas gigantes do setor, como a Nestlé ou a Kraft. "É provável que sejam um ou mais especuladores de fundos de hedge, numa tentativa de monopolizar o mercado", disse o analista do Commerzbank Eugen Weinberg ao jornal inglês Telegraph.

"Para um comprador, provavelmente, seria um pouco grande demais. Seria um número louco", disse. "Há algum jogo acontecendo. Ninguém sabe realmente o que está
acontecendo. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário