terça-feira, 21 de outubro de 2014

A Amazônia NÃO fica no Brasil? É isso mesmo, Dilma? I

Instituto Eco Amazônia 

No debate ocorrido na TV Record, Dilma Rousseff (PT) disse que entre as obras de integração do seu governo está a “linha de transmissão que liga a AMAZÔNIA AO BRASIL”. 

É claro que não passa de um ato falho da presidente, mas é um ótimo ponto de partida para algumas reflexões. A verdade é que para muitos brasileiros a Amazônia ainda é algo totalmente exótico: Amazônia lá e nós aqui. Esquecemos que dependemos dos serviços ecossistêmicos da maior floresta tropical do mundo, como a regulação do clima. 

Mas, o consumo final da maior parte dos produtos que geram desmatamento estão nas grandes cidades, como a carne de boi. O consumo consciente desses produtos, como questionar a origem, é uma ótima forma de combatermos o desmatamento. 
Para cuidar, é preciso conhecer: é essa a nossa missão aqui no Instituto Eco Amazônia. 

Também preocupa a possibilidade de, ao invés de deslize, a afirmação da presidente ser um reflexo do que ela realmente pensa. Afinal, este é o governo que defende a construção de centenas de hidroelétricas na Amazônia. 

Será que ao confundir que a Amazônia não é no Brasil, ela deixou escapar que pensa que a Amazônia não "É" o Brasil? 
Ou seja, um pensamento parecido com o "nacional-desenvolvimentismo" da ditadura milhar, que considerava a floresta uma ameaça à integridade nacional? 

Desmatamento aumenta: 
O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da ONG Imazon, detectou que em setembro deste ano houve um aumento do desmatamento de 290% em relação a setembro de 2013. 

Já a degradação florestal, quando não há o desmatamento total, aumentou 3.797%. 
Enquanto isso, o governo adiou mais uma vez a divulgação dos dados oficiais para depois do segundo turno. Por que será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário