terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Democracia brasileira é produto falsificado.

Padre Edilberto Sena (*)

Quem afirmar que no Brasil se vive numa democracia está enganado. Se disser que aqui se é livre para viver e que pode votar em quem quiser nas eleições e chamar isso de democracia, então que se iluda. O governo eleito democraticamente se comporta autoritário, numa ditadura disfarçada.
Um exemplo evidente é o programa de aceleração do crescimento, o PAC.
Um programa elaborado lá em Brasília cuja maior vítima é a Amazônia e seus povos.

Falam em avanço de infraestrutura, com rodovias, telecomunicações, dezenas de hidroelétricas, mineração e um pouquinho para saneamento básico.
No caso exemplar das hidroelétricas, a ditadura disfarçada, tem o projeto para 16 usinas na bacia do rio Tapajós e a bola da vez da usina Belo Monte sem que as populações vejam.

Neste caso de Belo Monte, o governo Federal tem violado leis constitucionais, tem demitido funcionários que não entram no jogo da sua ditadura, tem iludido populações e povos indígenas, utiliza a força do fato consumado, mente até para bispo.

Mais recente, a ditadura disfarçada deixou o rabo de fora.
Para apressar o início da construção da usina de Belo Monte, o Ministério das Minas e Energia forçou o presidente do Ibama a dar a licença de instalação pela metade, segundo esse pessoal, só para limpar a área de 240 hectares de floresta.
Como o presidente do IBAMA, sabendo da ilegalidade, recusou assinar a licença e foi demitido.

Já o presidente da Fundação Nacional do Índio, a Funai, sr. Marcio Meira, abuso do poder, mesmo seus técnicos recusando dar permissão porque viola a constituição brasileira, o sabujo assinou por conta e risco a permissão para a licença.
Agora restam duas opções, a justiça acatar o processo já aberto pelo Ministério Público Federal aliás, são 10 processos criminais; a outra opção é, as organizações
civis usarem a real democracia e impedir os crimes do governo federal.

Ver-se-á em breve qual justiça prevalecerá.

(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário