terça-feira, 30 de outubro de 2012

Será que vai contar tudo?

STF recebe fax com pedido de delação premiada para Marcos Valério 

Folha de São Paulo 

mensalao-marcos-valerio-antonio-cruz-arquivo-abr-interna.jpg (856×1200)O Supremo Tribunal Federal recebeu, no fim de setembro, um fax, assinado pela defesa do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, operador do mensalão, pedindo para ser ouvido e relatando correr risco de vida. 

A informação foi divulgada no último fim de semana pela revista "Veja". 

Ao receber o recado, o presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, determinou sigilo e encaminhou o documento ao relator do caso, Joaquim Barbosa. 

O STF confirma que recebeu a mensagem, mas não divulgou o conteúdo, quem assinou, nem mesmo em que data a mensagem chegou. 

Segundo a Folha apurou, o texto do fax era curto, não contendo mais do que um parágrafo. Nele, o advogado de Valério sugeriria a possibilidade de uma delação premiada, mecanismo jurídico no qual alguém que é investigado pode se beneficiar colaborando com a Justiça. 

Essa sugestão, porém, não altera o caso que está sob julgamento no Supremo. Isso porque a delação serviria para auxiliar na comprovação de crimes, o que, no caso do processo do mensalão, já foi feito sem que Valério tenha revelado tudo o que diz saber. 

Ele já foi condenado a mais 40 anos de prisão, número que ainda poderá ser revisto. 

Ministros dizem, em caráter reservado, que novas revelações poderiam gerar novos processos ou contribuir para outros, já em curso na primeira instância da Justiça. 

A defesa de Valério não falou sobre o episódio até a conclusão desta edição.

Um comentário:

  1. Esse vai ser outro PC Farias, Celso Daniel, Toninho do PT ...

    ResponderExcluir