quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

São Paulo, 458 anos

Sou paulistano da zona norte. Nasci no bairro da Parada Inglesa, passei parte da infância e adolescência no Tucuruvi e já casado morei por muitos anos em Santana e depois no Jardim Kerlakian próximo ao Tremembé.

Indo visitar avós paternos e maternos acompanhando meus pais, por muitas vezes, usei o velho trem da Cantareira que vinha do Tremembé e cortava o bairro de Santana passando apenas por dormentes sobre o rio Tietê, ainda naquela época usado pelos remadores do Clube de Regatas Tietê e do Clube Floresta (hoje Esperia). Hoje por esse caminho passa a linha do Metrô que já atinge o bairro do Tucuruvi e em breve deve chegar a Jaçanã, de onde surgiu a célebre marchinha de Carnaval “Trem das Onze” do mais paulistano dos autores musicais Adorinan Barbosa.

Não poderia esquecer os passeios de bondes ou o aberto ou do tipo camarão percorrendo a Rua São Caetano (rua das noivas) e passando pelo bairro do Canindé cortando a Avenida Valtier.

São Paulo, fundada pelos jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega que subiram a serra do Mar, por volta de 1554, a fim de buscar um local seguro para se instalar e catequizar os índios chega aos 458 anos com quase 12 milhões de habitantes e 7 milhões de veículos.

Possui cerca de 240 mil lojas comerciais de todo tipo de segmento. Entre as 200 maiores empresas de tecnologia do mundo, São Paulo abriga 100 sedes dessas empresas. Existem 260 salas de cinema e 180 casas noturnas para diversão. São 40 parques municipais.

São Paulo da grande mistura de raças, credos, etnias. Brasileiros dos mais variados pontos do Norte, Nordeste, Centro, Centro-Oeste, Sul e Sudeste que se misturam com quase 2 milhões de imigrantes estrangeiros. Japoneses na Liberdade, italianos na Mooca, Brás e no Bexiga, os Armênios, Libaneses, Turcos, Sírios, em torno do bairro da Luz aonde também chegaram os Chineses e os Coreanos. Sem esquecer os Portugueses da Higienópolis e da Barra Funda. Enfim há uma mistura enorme onde se observa igrejas católicas, templos budistas, igrejas evangélicas e muçulmanas e as religiões afro-brasileiras convivendo de maneira pacífica.

Cidade de culinária mais do que diversificada. O Bauru do Ponto Chic, o pastel de bacalhau ou sanduiche de 350 gramas de mortadela no Mercadão, o virado à paulista servido nos restaurantes às segundas feiras, ou as feijoadas de quarta, ou ainda o Filet do Morais e obviamente sem esquecer a tradicional Pizza principalmente, aos sábados, afinal são quase 4.800 pizzarias na cidade, são inúmeras opções para todos os gostos e principalmente bolso.

A São Paulo dos palmeirenses, corintianos, são paulinos, lusos do Canindé, dos juventinos, mas abriga todas as torcidas do Brasil.

Essa é a minha São Paulo que hoje fica um ano mais velha. 458 anos. Parabéns São Paulo.

Rabiscos do Antenor 

2 comentários:

  1. MESTRE ANTENOR,

    PARABÉNS PARA SUA SAMPA QUERIDA!
    PARABÉNS PRA VOCÊ!
    OBRIGADO PELA CARONA E PELO TOUR PELA SÃO PAULO DO SEU CORAÇÃO!!

    CHAGUINHA AD

    PS. ROUBEI O ARTIGO SOBRE A EQUIPE DE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS DO HR EM SANTARÉM,
    DO " RABISCOS.." VÁ LÁ E CONFIRA: www.amazoniadiagnosticos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Chaguinha .
    Obrigado pela audiência.
    E você não roubou nada. Fico feliz que você possa também divulgar essa notícia sobre doação de orgãos. Quando entendermos que ao invés de virarmos comida de bicho podemos salvar uma vida e fazer com que alguém se beneficie nada mais é do que dar continuidade a sua própria vida .
    Vamos propagar a doação de orgãos .
    Valeu Chauinha .

    Obrigado

    ResponderExcluir