quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Estupro no BBB consagra o ‘quanto pior, melhor’

Blog do Trágico e Cômico para o Jornal da Tarde/SP
Encaremos os fatos: o formato há tempos estava desgastado, todo mundo já sabia quais eram as jogadas tramadas lá dentro e, entediado, o público ia abandonando aos poucos “a casa mais vigiada do Brasil”. Um reality show com zero de realidade, mais “fake” do que qualquer novela, encenado por canastrões em busca de “afinidades” e “autenticidades”. Durante todo esse tempo, a produção fez o que pôde para tentar renovar o interesse do telespectador, mas só sobravam as mesmas apelações e barracos de sempre. Acontece que TV aberta é isso. Se continuar vendendo, fica no ar. Assim o BBB se manteve de pé, atraindo patrocinadores e mantendo um fã-clube, que resistia bravamente a seus estereótipos e lugares comuns. Até aí, tudo bem.
Pode-se conviver pacificamente com isso. Basta ignorar.

Mas, depois de anos em seu gueto, o BBB voltou a ser notícia do público geral, pois a polêmica da vez virou caso de polícia. E qual era a polêmica que faltava? Estupro, claro (ou tentativa de). De um jeito ou de outro, a audiência voltou a subir, consagrando mais uma vez a velha fórmula do “quanto pior, melhor”. Mas, afinal, foi estupro ou não? Não sei. Houve o exame de corpo-delito? Sem isso, o debate é cego, surdo e mudo. E se for comprovado que houve sexo, ele foi consensual? Essa já é uma questão mais delicada — e nela os antropólogos do BBB terão de se debruçar para desenvolver suas teses…

“Por que Orwell escrevia? Quatro anos antes de morrer, ele finalmente abriu o jogo: por puro egoísmo, entusiasmo estético, impulso histórico e objetivo político. Sua maior ambição era transformar o texto político em arte. Conseguiu. (…) É sempre um prazer ler o inventor do Big Brother, o verdadeiro, não o desse teleshow alcoviteiro sobre zeros à esquerda que Orwell na certa veria como mais um grave sinal de decadência humana.”

Sergio Augusto – trecho da orelha do livro Dentro da Baleia e Outros Ensaios, de George Orwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário